Nessa seção disponibilizamos amostras de alguns documentos, além de trazer um panorama preliminar dos documentos presentes no acervo da SBPC. Para cada década relacionada a seguir poderão ser encontrados alguns exemplos de atividades da SBPC.

 

Fotografias

O acervo possui mais de 1600 imagens fotográficas, datadas de 1940 a 2000. Seu suporte é papel albuminado em diversos formatos: 9x13cm, 12x18cm, etc. Também possui fotografias em formato digital, com aproximadamente 5000 fotografias.

 

Vídeos

Os vídeos estão em diversos formatos: VHS, U-matic, Digital (CD e DVD) e uma única fita BETACAM. O conteúdo gira em torno de produções da SBPC , matérias relacionadas a entidade ou o universo da ciência.

 

Periódicos

O acervo contém os periódicos Ciência e Cultura, Ciência Hoje, Ciência Hoje das Crianças e Ciência Hoje na Escola. Para conferir os artigos disponíveis on-line, acesse os seguintes endereços

Ciência e Cultura: de 2002 à edição atual.
Ciência Hoje: de 1999 à edição atual.
Ciência Hoje das Crianças: de 2000 à edição atual.
Ciência Hoje na Escola: do volume 1 ao 14

 

Livros

Diversos livros, cujo conteúdo foi publicado por membros da diretoria, criadores e/ou colaboradores da SBPC.

 

Cadernos SBPC

Os Cadernos SBPC são publicações contendo documentos relevantes da história da SBPC , relatórios de grupos de estudo e de trabalho e registros dos debates das últimas reuniões anuais. Abaixo dois exemplares com documentos do acervo:

Caderno 7: Fundação e Primeiros Movimentos 1948 - 1958
Caderno 14: Primeiras Conferências 1948 - 1949
O arquivo também apresenta séries de documentos (ainda não disponíveis no site) relacionados aos eventos, prêmios e participações importantes da entidade, espelhando um pouco da história da SBPC, como:Atas diversas
Cartazes e materiais de divulgação
Dossiês
Jornais
Materiais de áudio

Reiterando, ainda não é possível obter todas as informações e os registros dos documentos do acervo e do arquivo da instituição. Com o contínuo trabalho da preservação da memória da SBPC , o arquivo histórico está sendo tratado para futura divulgação.