Articulação da SBPC com as Sociedades Afiliadas

As sociedades afiliadas, em virtude de sua representatividade científica, serão convocadas pela SBPC nas instâncias operacionais de consulta e diálogo com a comunidade científica, como em representações para comissões de prêmios, indicações para o CD do CNPq, organização das Reuniões Anuais da SBPC, atuação junto aos governos em questões político-científicas, etc.
A sociedade afiliada tem com a SBPC um caráter de ligação permanente e se constitui em um interlocutor privilegiado em todas as suas atividades, quer nas instâncias em que tenha assento, quer na atuação em questões de educação, política, desenvolvimento científico-tecnológico e, naturalmente, orçamento para C&T.

A filiação de uma sociedade científica à SBPC não estabelece para nenhuma das partes, nem para os sócios, qualquer vínculo institucional de dependência. Todavia, operacionalmente, cria a possibilidade de:

Diálogo contínuo por meio de fórum permanente entre a SBPC e as sociedades científicas afiliadas, o que certamente qualificará e norteará a posição de nossos representantes nos vários colegiados.Realização conjunta de reuniões e simpósios de cunho científico, que podem gerar conteúdos para publicação na revista Ciência e Cultura da SBPC.

Organização de rede virtual de todas sociedades afiliadas e da SBPC, o que permitirá a obtenção rápida de manifestações da coletividade científica e da difusão dessas posições e de outras notícias pertinentes.

Comunicação por meio do Jornal da Ciência, versão online, o JC Notícias, produzido diariamente.

Fórum permanente para divulgação ampla das notícias das sociedades afiliadas e para debate de temas de interesse comum no site da SBPC (www.sbpcnet.org.br).