Abaixo-assinado #SomosTodosCNPq

1-milhao-assinaturasA luta em defesa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)  continua, uma vez que não há certeza de que o próximo pagamento das bolsas acontecerá e as perspectivas orçamentárias para 2020 são ainda mais preocupantes. Diante disso, o abaixo-assinado lançado há exato um mês pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) continua recebendo assinaturas. A petição online #SomosTodosCNPq  já conta com mais de 925 mil assinaturas, e busca apoio da comunidade científica e acadêmica para atingir um milhão.

Mais de 100 entidades científicas de todo o País subscrevem o manifesto e famosos como a atriz global Nathalia Dill e o cantor Caetano Veloso compartilharam a campanha nas suas redes sociais.  O desmonte do CNPq e o risco iminente de 85 mil pesquisadores ficarem sem bolsas por conta dos cortes orçamentários também tem sensibilizado toda a imprensa nacional e internacional, que destacam a grande adesão de pessoas ao abaixo-assinado.

No dia 28 de agosto a SBPC, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e as outras entidades que fazem parte da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) entregaram ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o abaixo-assinado que no momento contava com mais de 900 mil assinaturas.

No encontro, Maia disse que tentaria encontrar uma solução em curtíssimo prazo. A possibilidade mais viável proposta pelas entidades, um PLN específico com os R$ 330 milhões necessários para cobrir a questão das bolsas do CNPq até o final do ano. “Não estou preocupado somente com o primeiro mês. Estou preocupado também com o futuro. O desafio é abrir espaço no orçamento para áreas que transformam o Brasil”, disse Maia aos participantes do encontro, que reuniu também diversos parlamentares de partidos variados.

“O abaixo-assinado é uma expressão clara do apoio de parcela significativa da população brasileira, em particular bolsistas, pesquisadores, professores, técnicos, gestores, profissionais liberais e de cidadãos e cidadãs que se importam com o futuro da Ciência e a Tecnologia, com o desenvolvimento do País e com sua soberania”, afirmou o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.

A petição online continua disponível neste link. Conclamamos todos a assinarem e compartilharem em suas redes de contatos. Quanto mais adesão, mais força a petição terá.

Jornal da Ciência