Museu Nacional de Arqueologia

O Museu Nacional de Arqueologia do doutor Leite de Vasconcelos é um museu localizado em Lisboa, foi fundado em 1893 por iniciativa de José Leite de Vasconcelos, sob a designação de Museu Etnográfico Português. Desde 1903 o museu situa-se na ala ocidental do Mosteiro dos Jerónimos, na zona do antigo dormitório dos monges, reformado em estilo neomanuelino na segunda metade do século XIX. No museu está o principal centro de investigação arqueológica de Portugal, com peças provenientes de todo o país.

Biomas do Brasil

O site traz uma visita virtual à exposição “Biomas do Brasil”, que foi lançada junto com a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A exposição é uma grande “contadora de histórias” sobre o Mundo Natural. O objetivo principal é encantar o visitante, que se sentirá imerso nos mais diversos ambientes naturais do país.

Museu Americano de História Natural

O Museu Americano de História Natural é um museu dos Estados Unidos da América, localizado em Nova Iorque e fundado em 1869. É especialmente reconhecido pela sua vasta coleção de fósseis, incluindo de espécies de dinossauros.

Museu da Vida

O Museu da Vida foi inaugurado em 25 de maio de 1999. O espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade tem o objetivo de educar e informar de forma lúdica e criativa, por meio de exposições, atividades interativas, multimídias, peças teatrais e laboratórios.

Museo de La Plata

O Museu de La Plata é um museu de ciências naturais localizado na cidade de La Plata, capital da Província de Buenos Aires (Argentina). O museu apresenta em torno de 3.000.000 de objetos em sua coleção, e só uma pequena parte dos mesmos se encontram em exibição. Em grande parte, o prestígio do museu se deve a sua coleção de grandes mamíferos fósseis dos pampas sul-americanos das eras Terciária e Quaternária. Também se destacam as coleções de trilobites do período Cambriano e de graptólitos do período Silúrico da Argentina. O museu conta também com salas de Zoologia, Entomologia, e Botânica.

Museu de Faculdade de Medicina da UFRJ

É possível fazer uma visita virtual à história da atual Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e a uma grande parte da história da Medicina e do ensino da Medicina no Brasil.

Museu de Zoologia da USP

O Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo abriga uma série de animais empalhados, réplicas de ossadas pré-históricas e muita informação didática. Com entrada a preço simbólico, atrai adultos e fascina crianças. Além do espaço de visitação, o museu realiza pesquisas e fornece disciplinas a alunos de graduação e pós-graduação.

Museu Oceanográfico

Com o objetivo de difundir a ciência oceanográfica e as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Oceanográfico da USP, o Museu expõe ao público diversos organismos marinhos. O espaço também dispõe de aquários de pequeno e médio portes, que são utilizados para a apresentação de ecossistemas, que mostram um pouco do modo de vida de alguns seres vivos e a biodiversidade dos oceanos.

Complexo de Museus e Centros Associados

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na cidade de Rio Grande (RS) conta com o Complexo de Museus e Centros Associados, formado pelo Museu Oceanográfico “Eliézer de C. Rios”, Museu Antártico, Eco-Museu da Ilha da Pólvora, Museu Náutico, Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM) e Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar). O espaço conta com exposições permanentes e itinerantes.

Museu da Amazônia

O Museu da Amazônia (Musa) é um espaço para educação e conhecimento. Mais parecido com um parque, ocupa pequena parte do Jardim Botânico Adolpho Ducke, na zona norte de Manaus – enorme área de floresta nativa estudada por cientistas há mais de 30 anos. Há até um museu com ferramentas indígenas, mas seu maior atrativo está no contato com a selva. São cinco trilhas pela mata (a mais longa tem 900 m), feitas sempre com o acompanhamento de monitores.

Veja mais