Pós-doutorado em matéria condensada na UFABC com bolsa da Fapesp

Instituição: Universidade Federal do ABC (UFABC).
O que é: Está aberta a inscrição para uma Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP oferecida pelo projeto “Simulações atomísticas em eletroquímica”, desenvolvido na Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André. A pesquisa está inserida na área de simulação computacional de interfaces sólido-líquido e estuda diferentes aspectos de simulações atomísticas de eletroquímica. O bolsista trabalhará com técnicas de dinâmica molecular ab initio e teoria do funcional da densidade.
Local: O candidato deve ter familiaridade com linguagens de programação e sistema operacional Unix, além de fluência em inglês. Os interessados devem enviar e-mail para a coordenadora do projeto, a professora Luana Sucupira Pedroza (l.pedroza@ufabc.edu.br).
Data: Inscrições até 1º de novembro de 2019.
Acesse: Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3145.

UFSCar seleciona Professor Visitante para atuação em Ciência e Engenharia de Computação

Instituição: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
O que é: Estão abertas as inscrições em processo seletivo simplificado para contratação de Professor Visitante para atuação junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), instalado no campus sede da Instituição. O profissional selecionado atuará no planejamento estratégico do Programa, para o fortalecimento de seus grupos de pesquisa e na formação de jovens pesquisadores, em regime de dedicação exclusiva e atividades em 40 horas semanais. Um dos pré-requisitos é o título de doutor obtido há mais de 10 anos.
Data: Inscrições vão até o dia 8 de novembro.
Acesse: O detalhamento do processo de inscrição, etapas da seleção, dentre outras informações, estão no edital disponível em www.concursos.ufscar.br, abas "Fase de Inscrição", "Professor Visitante", "São Carlos", código 00419.01.

Atenção ao prazo! Inscrições para o Brics Young Innovator Prize 2019 se encerram dia 24 de outubro

O que é: Além de sessões científicas temáticas e outras atividades, também faz parte da programação a entrega do BRICS Young Innovator Prize 2019, um prêmio para jovens inovadores, que terá concorrentes dos países dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), sendo 4 deles do Brasil. A Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi convidada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) a indicar potenciais candidatos(as) para o prêmio e, em parceria com a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), lança esta chamada, aberta até o dia 24/outubro/2019 às 12h (meio-dia), para inscrição de jovens inovadores(as) interessados(as) em participar do BRICS Young Innovator Prize 2019. Mais informações aqui.
Local: Submeter sua inscrição, até 24/10/2019 (quinta-feira), às 12h (meio-dia), por meio do preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/b2EZ2DzfZ3N6y8Uh9
Data: De 6 a 8 de novembro de 2019, no Rio de Janeiro, RJ, Brasil, acontecerá o The 4th BRICS Young Scientist Forum, que acontecerá no âmbito do Encontro de Cúpula dos BRICS. As inscrições terminam no dia 24 de outubro.

Pelotas sediará congresso internacional de Arqueologia

O que é: A Sociedade de Arqueologia Brasileira, a UFPel – Universidade Federal de Pelotas e a UCPel – Universidade Católica de Pelotas vão realizar o XX Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira.  Na edição de 2019, a reunião mantém a tradição de estar voltada para além-fronteiras disciplinares e político-territoriais. Está organizada de maneira a ser marcada por encontros e reencontros, socialização de saberes, debates sobre diversos assuntos, reflexões a respeito do papel social das/os arqueólogas/os, desafios apresentados na pauta do dia e momentos de confraternização, dentre outras atividades. Também pretende ser um espaço privilegiado à discussão e definição de diretrizes mais éticas e inclusivas no que diz respeito à produção do conhecimento arqueológico, especialmente no que se refere a temáticas contemporâneas que marcam a dinâmica da vida em sociedade.
Local: O Congresso é aberto ao público em geral, será realizado no Campus I da UCPel (Rua Gonçalves Chaves, 373; centro; Pelotas-RS) e tem como tema central “Memória, Patrimônio Cultural e Direitos Humanos”.
Data: O evento será realizado de 4 a 8 de novembro.
Acesse: A programação e outras informações estão disponíveis no site www.xxcongresso.sabnet.com.br.

Incubadora do Inpa seleciona dez empreendimentos de base tecnológica

Instituição: Incubadora de Empresas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTIC).
O que é: A Incubadora de Empresas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTIC), por meio da Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (COETI), está com seleção aberta de 16 de outubro a 12 de novembro para novos empreendimentos inovadores de base tecnológica. São oferecidas dez vagas, das quais seis na modalidade residente (ocupa espaço dentro do prédio da Incubadora) e quatro vagas na modalidade não residente (a empresa recebe suporte da incubadora, mas não se encontra fisicamente instalada).
Local: As inscrições devem ser realizadas mediante o preenchimento e  envio do formulário de inscrição, juntamente com o comprovante de pagamento da taxa de inscrição e documentação solicitada para o e-mail da Incubadora de Empresas do Inpa (incubadora@inpa.gov.br).
Data: Inscrições até 12 de novembro.
Acesse: Veja aqui o Edital 001/2019.

USP de Ribeirão Preto contrata professor doutor para o Departamento de Química

Instituição: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP).
O que é: A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP) abriu concurso público para contratar um professor doutor para o Departamento de Química, na área de Bioquímica com ênfase em Enzimologia.
Local: Os pedidos de inscrição devem ser feitos pelo site USP Digital, devendo o candidato apresentar requerimento dirigido ao diretor da FFCLRP-USP, contendo dados pessoais e área de conhecimento (especialidade) do departamento a que concorre.
Data: Interessados têm até 24 de outubro para fazer a inscrição.
Acesse: Mais informações em: https://bit.ly/2pWT9y5.

Pós-doutorado em geociências com bolsa da Fapesp

Instituição: Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo.
O que é: Uma Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp está disponível para o projeto “Plano de desenvolvimento institucional na área de transformação digital: manufatura avançada e cidades inteligentes e sustentáveis (PDIp)”, que integra o Programa Modernização de Institutos Estaduais de Pesquisa. O projeto é conduzido no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo. O bolsista selecionado terá como foco a transformação digital do gerenciamento de áreas contaminadas no âmbito das cidades inteligentes e sustentáveis. O pós-doutorando analisará as mudanças que a transformação digital trará para o atual modelo de gerenciamento de áreas contaminadas do Estado de São Paulo, avaliará e proporá novos modelos de gestão da informação e discutirá a aplicabilidade dos protótipos propostos pelo IPT.
Local: A inscrição deve ser enviada para o Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas do IPT, para o e-mail lfreitas@ipt.br, colocando no campo de assunto “Candidatura para vaga de Pós-Doutorado-LRAC”. Devem ser anexados à mensagem uma carta de apresentação, curriculum vitae, histórico escolar da graduação e PDF da dissertação de mestrado e tese de doutorado.
Data: As inscrições vão até 25 de outubro de 2019.
Acesse: Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3179

SBPC-RJ realiza reunião para discutir situação da área de CT&I no País

Instituição: Secretaria Regional da SBPC no Rio de Janeiro .
O que é: A Secretaria Regional da SBPC no Rio de Janeiro convida todos os sócios da entidade a participar no dia 24 de abril, às 16h, de um encontro para discutir a situação da área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no País. O encontro será no auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro. Além da situação da CT&I no País, serão discutidos outros pontos, como a mobilização da comunidade científica e ato no dia 8 de maio no Congresso Nacional para lançamento da Iniciativa de C&T no Parlamento (movimento #ciênciaocupabrasilia) e a audiência pública da Comissão CT do Rio de Janeiro.
Local: Auditório Ministro João Alberto Lins e Barros – CBPF,  localizado na Rua Lauro Müller, 455 – Botafogo, Rio de Janeiro.
Data: O encontro será no dia 24 de abril, às 16h.
Acesse: Mais informações: http://www.jornaldaciencia.org.br/edicoes/?url=http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/3-sbpc-rj-realiza-reuniao-para-discutir-situacao-da-area-de-cti-no-pais/

Aberta as inscrições para o Prêmio Professores do Brasil

O que é: As inscrições para a 12ª edição do Prêmio Professores do Brasil serão abertas nesta terça-feira (16). Todos os professores de escolas públicas, desde a creche até o ensino médio, podem participar. As inscrições podem ser feitas no site do prêmio até 31 de maio. Neste ano, o prêmio conta com cinco temas especiais: Esporte como estratégia de aprendizagem; Uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de inovação educacional; Educação empreendedora; Criação e produção de linguagens de mídia por professores e estudantes no ensino fundamental e médio; e Aprendizagem Criativa.
Data: As inscrições podem ser feitas no site do prêmio até 31 de maio.
Acesse: Mais informações: https://time.impulsiona.org.br/ppb2019.  

Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra busca professor pesquisador na área de processamento de sinais

Instituição: Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).
O que é: O Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) oferece uma vaga a Professores (as) Pesquisadores(as) com experiência na área de processamento de sinais para trabalhar em Macaíba (RN), 40 horas semanais, contratação CLT.
Local: O edital com detalhes sobre os requisitos e a forma de se candidatar à vaga estão disponíveis em: http://www.institutosantosdumont.org.br/oportunidades-carreira/
Data: Os interessados podem enviar currículos e demais documentos solicitados até 17 de maio de 2019
Veja mais