UFSCar busca professor para Departamento de Química

Instituição: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
O que é: O Departamento de Química da UFSCar recebe inscrições em concurso para professor adjunto A, em regime de dedicação exclusiva, na subárea de Química de Produtos Naturais. De acordo com o departamento, a oportunidade contempla inovações e incrementos compatíveis com tendências mundiais: biossíntese, biologia molecular, ecologia química, prospecção e aplicações de natureza mimética.
Local: Pela internet.
Data: Interessados podem se inscrever até 23 de maio de 2017.
Acesse: Mais informações: www.concursos.ufscar.br.

Pós-doutorado em Agronomia com bolsa da Fapesp

Instituição: Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (Cena-USP).
O que é: Um projeto de pesquisa conduzido no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (Cena-USP) recebe inscrições para uma vaga de pós-doutorado em química do solo com ênfase na dinâmica do fósforo. A oportunidade, com bolsa da Fapesp, está vinculada ao Projeto Temático “Efeitos ambientais na conversão pastagem-cana e intensificação de pastagens”.
Local: Para se candidatar, é necessário enviar carta explicando a motivação pela vaga e descrevendo suas qualificações, curriculum vitae atualizado, cópia do diploma de doutorado e duas cartas de recomendação para martinelli@cena.usp.br.
Data: Inscrições até 24 de maio.
Acesse: Mais informações sobre a oportunidade: fapesp.br/oportunidades/1557.

Treinamento técnico em desenvolvimento de software com bolsa da Fapesp

Instituição: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).
O que é: Uma bolsa de Treinamento Técnico (TT-3) da Fapesp para desenvolvimento de software está aberta junto ao projeto de pesquisa “Modelo participativo para avaliação do conforto ambiental em espaços abertos”. O projeto é conduzido na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) pela professora Alessandra Rodrigues Prata Shimomura.
Local: Os interessados devem enviar e-mail para arprata.shimo@gmail.com contendo curriculum vitae (preferencialmente no formato Lattes) e carta de interesse e apresentação.
Data: Até 26 de maio de 2017.
Acesse: Mais informações sobre a oportunidade: fapesp.br/oportunidades/1566

Abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica

Instituição: Nesta edição, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é a instituição responsável pela coordenação da OBR em nível nacional, representada por professores dos Departamentos de Engenharia Mecânica e de Engenharia Elétrica.
O que é: Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) que tem como objetivo estimular os estudantes do ensino fundamental, médio e técnico a trabalhar em equipe para construir robôs e programá-los.
Local: Para se inscrever, o professor ou técnico das equipes deve cadastrar os participantes no sistema Olimpo pelo site www.obr.org.br, onde também está disponível o manual de inscrições.
Data: O prazo de inscrição encerra em 30 de maio.
Acesse: Para mais informações e inscrições acesse o site http://www.obr.org.br/.

Prêmio Fundação Bunge 2017 recebe indicações até 30 de maio

Instituição: Fundação Bunge.
O que é: A 62ª edição do Prêmio Fundação Bunge elegeu os temas “Desafios globais da sustentabilidade do agronegócio brasileiro”, em Ciências Agrárias, e “As transformações do Direito brasileiro e seus impactos na teoria geral do Direito”, em Ciências Humanas e Sociais, para homenagear profissionais e pesquisadores com trabalhos relevantes para a sociedade.
Data: As indicações ao Prêmio poderão ser realizadas até 30 de maio pelas principais universidades e entidades científicas brasileiras.

Seminário abordará novo Marco Legal de CT&I e futuro da tríplice hélice

Instituição: São responsáveis pelo evento o governo estadual, a Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), a Universidade Federal do Estado do Acre (Ufac) e o Instituto Federal do Acre (Ifac).
O que é: O evento será uma oportunidade de discutir a nova legislação brasileira de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), elaborada em parceria com entidades representativas da universidade, da indústria e do governo e aprovada no Congresso Nacional. Também servirá de reflexão sobre o futuro da tríplice hélice no País.
Local: O evento será realizado no teatro universitário da Ufac, na rodovia BR 364.
Data: Dia 19 de maio de 2017.

ESALQ abre concurso para docente na área de Bioquímica de Plantas

Instituição: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ).
O que é: A USP/ESALQ anuncia a abertura de concurso de títulos e provas para o provimento de um cargo de professor Doutor do Departamento de Ciências Biológicas. A atuação é para a área Bioquímica de Plantas Superiores, especialidade Metabolismo de Plantas; Disciplina: “Bioquímica de Plantas.
Local: Os pedidos de inscrição deverão ser feitos, exclusivamente, por meio do link https://uspdigital.usp.br/gr/admissao, no período acima indicado, devendo o candidato apresentar requerimento dirigido ao Diretor da ESALQ (http://www4.esalq.usp.br/sites/default/files/Requerimento_para_inscricao.doc), contendo dados pessoais e área de conhecimento (especialidade) do Departamento a que concorre, anexando memorial circunstanciado, prova de que é portador do título de Doutor, outorgado pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional; prova de quitação com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino; título de eleitor e comprovante de votação da última eleição, prova de pagamento da respectiva multa ou a devida justificativa; Cópia do RG.
Data: Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de junho.
Acesse: O edital completo pode ser acessado em: http://www.usp.br/drh/novo/recsel/cargosdoc.html.

Pós-doutorado em Microbiologia de Solos na UFSCar com bolsa da Fapesp

Instituição: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
O que é: A UFSCar oferece uma oportunidade de pós-doutorado em Microbiologia de Solos com bolsa da Fapesp.  A bolsa está vinculada ao Projeto Temático "Environmental effects of pasture-sugarcane conversion and pasture intensification", realizado no âmbito do Programa Fapesp de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG).
Local: Os candidatos devem enviar Currículo Lattes atualizado, carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa, com um breve relato de sua experiência, e duas cartas de referência para Janaína Braga do Carmo, uma das pesquisadoras principais do projeto, no endereço jbcarmo2008@gmail.com.
Data: O prazo de inscrição encerra em 13 de maio.
Acesse: A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1546/.

Concurso Imagine-Pangea

Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O que é: Com o objetivo de democratizar o conhecimento e despertar o gosto pela ciência em pessoas que teriam pouco ou nenhum acesso ao universo científico, o Projeto Imagine (http://projetoimagine.ufsc.br/), em parceria com a SBPC e outras duas instituições internacionais é a primeira competição de comunicação científica verdadeiramente multilinguística e multicultural, que tem como foco os públicos da América Latina, Caribe e África. Os concorrentes devem ser estudantes de Mestrado ou Doutorado matriculados em alguma instituição de ensino destas três regiões.
Local: Os interessados devem gravar um vídeo de três minutos, explicando seu tema de pesquisa de forma que pessoas simples e de qualquer lugar compreendam. O candidato deve fazer sua explanação em um dos seguintes idiomas: português, espanhol, inglês ou francês. Os vídeos vencedores serão traduzidos para mais de 10 idiomas, incluindo línguas nativas como Guarani, Quechua e Iorubá, e divulgados em toda a África, América Latina e Caribe, através da rede de parceiros.
Data: Inscrições até 19 de maio.
Acesse: Mais informações no  www.imagine-pangea.com.

Concurso alemão Green Talents 2017 abre inscrições

Instituição: Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF).
O que é:

O Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) abriu inscrições para a nona edição da competição “Green Talents – Fórum internacional de projetos com alto potencial para a inovação e sustentabilidade”. A iniciativa tem o objetivo de promover o intercâmbio internacional de ideias sustentáveis e ecologicamente inovadoras. Com centros de pesquisa e inovação de ponta, a Alemanha dá apoio especial a esses esforços ao intensificar a cooperação internacional entre as mentes brilhantes mais promissoras de todo o mundo.

Local: Detalhes no site.
Data: O prazo para envio de candidaturas é 23 de maio de 2017, às 12h00 CET (Horário da Europa Central).
Acesse: Para mais informações consulte o panfleto sobre a competição ou assista ao vídeo disponível em www.greentalents.de.
Veja mais