Bolsa de PD em Planejamento de Fármacos

Instituição: Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), situado no Departamento de Física e Ciência Interdisciplinar do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP)
O que é: O Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), situado no Departamento de Física e Ciência Interdisciplinar do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), oferece uma (1) oportunidade para pesquisador de Pós-Doutorado, com bolsa FAPESP por até 24 meses. O pesquisador irá integrar um grupo multidisciplinar de pesquisadores em colaboração com a Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi), com foco na descoberta e otimização de novas entidades químicas para o tratamento da leishmaniose e doença de Chagas. O pós-doutorando será responsável pelo planejamento e execução de (i) ensaios fenotípicos in vitro contra Trypanosoma cruzi e Leishmania, e (ii) estudos in vitro de farmacocinética e metabolismo (solubilidade, permeabilidade, partição fase lipídica/fase aquosa, e estabilidade metabólica). O prazo de inscrição se encerra em 30 de outubro de 2021 ou até a vaga ser preenchida. Os candidatos devem possuir título de Doutor obtido há no máximo 7 (sete) anos, no país ou no exterior, e experiência na condução de ensaios in vitro de parasitologia e/ou farmacocinética/ADME in vitro. Fluência em inglês e capacidade de trabalhar em equipes interdisciplinares são obrigatórios. Os interessados devem enviar curriculum vitae e carta de interesse para o Prof. Adriano D. Andricopulo, Pesquisador Principal do projeto CIBFar/CEPID-FAPESP (aandrico@ifsc.usp.br). O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica, que equivale a 15% do valor anual da bolsa e se destina à utilização em atividades estritamente relacionadas com o projeto de pesquisa da Bolsa, no período de vigência da mesma. Bolsistas que precisem se mudar para São Carlos/SP podem solicitar o benefício de Auxílio Instalação, quando houver deslocamento por distância superior a 350 km (trezentos e cinquenta quilômetros). Esse benefício precisa ser aprovado pela FAPESP.
Acesse: Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP: www.fapesp.br/270

ScienceBlogs se junta ao Blogs de Ciência da Unicamp

Instituição: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O que é: ScienceBlogs migrou para o Blogs de Ciência da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tornando este a maior plataforma de blogs de ciência em número de páginas do mundo. Uma das primeiras plataformas de divulgação científica em formato blog, o ScienceBlogs foi criado em 2006 por Atila IamarinoCarlos Hotta, Rafael Soares e Kentaro Mori.
Acesse: O projeto também tem edições especiais. Atualmente, dados atualizados sobre a pandemia de COVID-19 podem ser acessados em www.blogs.unicamp.br/covid-19/. Outras edições já trataram de temas relevantes como o Protagonismo Feminino na Ciência, Ciência e Política e Ciência e Cultura Pop, todos disponíveis na plataforma.

USP seleciona participantes para escola sobre diplomacia científica

Instituição: Instituto de Relações Internacionais e o Instituto de Estudos Avançados, ambos da Universidade de São Paulo (USP).
O que é: O Instituto de Relações Internacionais e o Instituto de Estudos Avançados, ambos da Universidade de São Paulo (USP), realizam a edição de 2020 da São Paulo School of Advanced Science on Science Diplomacy and Innovation Diplomacy (InnSciD) entre os dias 3 e 7 de agosto, em ambiente on-line.
Local: Os interessados devem preencher formulário disponível no site da InnSciD e apresentar durante a inscrição uma carta de interesse e currículo. A seleção dos participantes será conduzida por membros do Comitê Executivo da InnSciD com base nas informações enviadas on-line para inscrição. O anúncio dos candidatos será feito no dia 15 de julho.
Data: As inscrições podem ser feitas até 20 de junho de 2020.
Acesse: Mais informações em: https://2020.innscidsp.com/ ou pelo e-mail innscidsp@usp.br.

ICMC recebe inscrições para professor titular na área de matemática

Instituição: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.
O que é: Estão abertas as inscrições para o concurso de professor titular no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O docente selecionado atuará no Departamento de Matemática em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, com salário de R$ 16.454,57 (referente ao mês de maio de 2019).
Local: As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via internet até às 17 horas do dia 26 de outubro (horário oficial de Brasília) por meio do link: https://uspdigital.usp.br/gr/admissao.
Data: As inscrições se encerram no dia 26 de outubro.
Acesse: Para mais detalhes sobre prazos, provas e documentações, acesse o edital: icmc.usp.br/e/6df14.

Biografia de Carlos Chagas é relançada em formato digital

Instituição: Editora Fiocruz na Rede SciELO Livros.
O que é: Para celebrar a importância da data para a pesquisa científica do Brasil e, especialmente, para a Fiocruz, o livro Carlos Chagas: um cientista do Brasil será relançado pela Editora Fiocruz em formato digital – e em acesso aberto – na plataforma SciELO Livros. De autoria de Simone Petraglia Kropf e Aline Lopes de Lacerda, pesquisadoras da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), o livro foi lançado em 2009, como parte das comemorações do centenário do anúncio da descoberta da doença de Chagas.
Acesse: Clique aqui para fazer o download.

No IEA-USP, economistas tratarão de reforma tributária e seu impacto na redução das desigualdades

Instituição: Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo
O que é: Os economistas Armínio Fraga, Bernard Appy, Marc Morgan e Rodrigo Orair estarão no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo para o seminário Tributação e Desigualdade: Evidências e Agenda, em que discutirão as relações entre a desigualdade social e a taxação no Brasil, bem como os principais desafios científicos, políticos e econômicos nesta área.
Local: O evento será no Auditório IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo. É preciso se inscrever para participar presencialmente. Para assistir a transmissão ao vivo pelo site do IEA, não é necessário fazer inscrição.
Data: Público e gratuito, o debate será no dia 18 de março, às 8h30.
Acesse: Mais informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), (11) 3091-1678. Mais informações acesse aqui.

XXI Encontro Nacional de Profissionais em Pesquisa Clínica

Instituição: Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC).
O que é: A SBPPC realiza o XXI Encontro Nacional de Profissionais em Pesquisa Clínica. Com o tema “Pesquisa clínica, sustentabilidade e meio ambiente”.
Local: Novotel SP Center Norte, na avenida Zaki Narchi, 500, das 9h às 18h.
Data: O evento será no dia 21 de março de 2020.
Acesse: Para mais informações, acesse www.sbppc.org.br.

Livro Verde da Iupac é lançado em português

Instituição: União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac, na sigla em inglês).
O que é: O livro Grandezas, Unidades e Símbolos em Físico-Química, conhecido como o "Livro Verde" da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac, na sigla em inglês), está disponível gratuitamente em português. O trabalho de tradução da terceira edição do original em inglês foi coordenado pelo professor Romeu Cardozo Rocha Filho(Universidade Federal de São Carlos), em parceria com o professor Rui Fausto (Universidade de Coimbra, Portugal), em uma parceria entre a SBQ e a Sociedade Portuguesa de Química.
Local: Estudantes, professores e pesquisadores já podem ter acesso à nomenclatura oficial da Físico-Química em português pelo site da Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Guia on-line apresenta aves da Caatinga brasileira

Instituição: A publicação é resultado do projeto “Dinâmica populacional, demografia e conservação de aves da Estação Ecológica do Seridó” e teve apoio do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O que é: O guia traz o registro fotográfico e uma breve descrição biológica de 102 das 202 espécies. As demais estão organizadas em uma lista por família, nome científico e nome popular. É possível fazer o download em Guia de Aves da Estação Ecológica do Seridó.

Santander Universidades lança game que dará bolsa de estudo para universitários

Instituição: Santander Universidades.
O que é: O Santander Universidades oferece ao público universitário a possibilidade de concorrer a 20 bolsas de estudo na Babson College, em uma disputa completamente conectada à era digital. O ACADEMICXS GAME é um jogo que testará de forma divertida todos os conhecimentos dos participantes, que a cada resposta correta estarão mais próximos da bolsa para o curso de Empreendedorismo na universidade americana. O game está disponível para todos os clientes do Santander, mas somente os universitários terão direito a participar da disputa pelas bolsas de ensino.
Local: O regulamento completo você encontra no próprio APP, que está disponível para Android e IOS.
Acesse: Para mais informações leia aqui.
Veja mais