Concurso Imagine-Pangea

Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O que é: Com o objetivo de democratizar o conhecimento e despertar o gosto pela ciência em pessoas que teriam pouco ou nenhum acesso ao universo científico, o Projeto Imagine (http://projetoimagine.ufsc.br/), em parceria com a SBPC e outras duas instituições internacionais é a primeira competição de comunicação científica verdadeiramente multilinguística e multicultural, que tem como foco os públicos da América Latina, Caribe e África. Os concorrentes devem ser estudantes de Mestrado ou Doutorado matriculados em alguma instituição de ensino destas três regiões.
Local: Os interessados devem gravar um vídeo de três minutos, explicando seu tema de pesquisa de forma que pessoas simples e de qualquer lugar compreendam. O candidato deve fazer sua explanação em um dos seguintes idiomas: português, espanhol, inglês ou francês. Os vídeos vencedores serão traduzidos para mais de 10 idiomas, incluindo línguas nativas como Guarani, Quechua e Iorubá, e divulgados em toda a África, América Latina e Caribe, através da rede de parceiros.
Data: Inscrições até 19 de maio.
Acesse: Mais informações no  www.imagine-pangea.com.

Concurso alemão Green Talents 2017 abre inscrições

Instituição: Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF).
O que é:

O Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) abriu inscrições para a nona edição da competição “Green Talents – Fórum internacional de projetos com alto potencial para a inovação e sustentabilidade”. A iniciativa tem o objetivo de promover o intercâmbio internacional de ideias sustentáveis e ecologicamente inovadoras. Com centros de pesquisa e inovação de ponta, a Alemanha dá apoio especial a esses esforços ao intensificar a cooperação internacional entre as mentes brilhantes mais promissoras de todo o mundo.

Local: Detalhes no site.
Data: O prazo para envio de candidaturas é 23 de maio de 2017, às 12h00 CET (Horário da Europa Central).
Acesse: Para mais informações consulte o panfleto sobre a competição ou assista ao vídeo disponível em www.greentalents.de.

ICTP-SAIFR abre duas vagas para professor Pesquisador Simons-Fapesp

Instituição: Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR).
O que é: O ICTP-SAIFR anunciou a abertura de duas vagas para a posição de Professor Pesquisador Simons-Fapesp. Serão aceitas candidaturas de todas as áreas da física teórica e uma das vagas será direcionada, preferencialmente, para a área de sistemas complexos com conexões com a biologia. Dependendo da qualificação dos candidatos, as posições serão permanentes ou terão a duração de quatro anos com a possibilidade de se tornarem permanentes após três anos.
Local: Detalhes no edital.
Data: As inscrições serão recebidas até que as duas posições sejam preenchidas, no entanto, os candidatos são fortemente encorajados a submeter suas inscrições antes do dia 31 de maio de 2017.
Acesse: Os candidatos devem preencher formulário disponível em www.ictp-saifr.org.

Unifesp abre inscrições para contratação de três docentes substitutos

Instituição: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O que é: A Unifesp abriu inscrições para contratação de três professores substitutos para o campus Baixada Santista e Osasco, nos cargos de Professor Adjunto A Substituto, Nível 1, nas áreas de Administração/Administração Geral, Terapia Ocupacional e Fisioterapia/Fisioterapia Neurofuncional da Criança.
Local: Detalhes no editorial.
Data: O prazo de inscrição para a vaga de docente nas áreas de Administração/Administração Geral, no campus Osasco, encerra em 24 de abril às 16 horas. O prazo de inscrição de candidatos à vaga de docente na área de Terapia Ocupacional, no campus Baixada Santista, encerra em 2 de maio às 16 horas. O prazo de inscrição de candidatos à vaga de docente na área de Fisioterapia/Fisioterapia Neurofuncional, no campus Baixada Santista, também encerra no dia 2 de maio às 16 horas.
Acesse: Mais informações estão disponíveis em http://concurso.unifesp.br/editais/edital101-2017.htm. Para mais informações acesse http://concurso.unifesp.br/editais/edital092-2017.htm. Mais informações estão disponíveis em http://concurso.unifesp.br/editais/edital090-2017.htm.

Pós-doutorado em Engenharia de Biossistemas com bolsa da Fapesp

Instituição: Núcleo de Pesquisa em Materiais para Biossistemas (NAP BioSMat) e o Grupo de Construções e Ambiência (Constrambi) da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP) em Pirassununga.
O que é: O NAP BioSMat e o Constrambi da FZEA da USP em Pirassununga oferecem uma oportunidade de Pós-Doutorado em Engenharia de Biossistemas com bolsa da Fapesp. A Bolsa está vinculada ao Projeto Temático “Resíduos Agroindustriais e seu uso potencial como materiais apropriados para habitação e infraestrutura (Agrowaste)”, que tem Holmer Savastano Junior com pesquisador responsável.
Local: Os interessados devem enviar carta de interesse, curriculum vitae completo e referências a Holmer Savastano Jr., preferencialmente por e-mail, no endereço holmersj@usp.br, identificando como assunto "Bolsa PD FAPESP", ou por correio, no endereço NAP BioSMat e o Grupo Constrambi - FZEA/USP, Avenida Duque de Caxias Norte, 225, CEP 13635-900.
Data: O prazo de inscrição encerra em 25 de abril.
Acesse: A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1507/.

Pós-doutorado em Nanomateriais e Química com bolsa da Fapesp

Instituição: Instituto de Química, Universidade de São Paulo.
O que é: Bolsa está vinculada ao Projeto Temático “Otimização das propriedades físico-químicas de materiais nanoestruturados e suas aplicações em reconhecimento molecular, catálise e conversão/armazenamento de energia”, que tem Pedro H.C. Camargo como pesquisador responsável. O projeto tem foco no desenvolvimento de estratégias fáceis, versáteis e ambientalmente corretas para a síntese de nanomateriais inorgânicos incluindo metais nobres e óxidos metálicos. Isso compreenderá o controle sobre o tamanho, a forma, a estrutura (interior sólido vs. interior oco), a composição (mono-vs. bi-vs. trimetálico) de nanossistemas individuais, bem como híbridos de óxido metal-metal.
Local: Os interessados devem enviar carta de motivação; curriculum vitae ou link para o Currículo Lattes; lista de três publicações principais e duas cartas de recomendação para Pedro H.C. Camargo no endereço camargo@iq.usp.br.
Data: O prazo de inscrição encerra em 26 de abril.
Acesse: Mais informações sobre o grupo de pesquisa estão disponíveis em pedrocamargo.org ou grandnano.com. A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1524/.

PD em Avaliação de Políticas de CT&I com bolsa da Fapesp

Instituição: Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (IG/Unicamp).
O que é: O Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (IG/Unicamp) oferece uma oportunidade de pós-doutorado em Avaliação de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação com bolsa da Fapesp. A bolsa está vinculada ao projeto “Sistemas de Inovação, Estratégia e Política”, um Auxílio à Pesquisa da Fapesp na modalidade São Paulo Excellence Chair (SPEC), que tem Nicholas Spyridon Vonortas, da George Washington University, nos Estados Unidos, e da Unicamp, como pesquisador responsável.
Local: Detalhes no edital.
Data: O prazo de inscrição encerra em 24 de abril.
Acesse: Para mais informações acesse: www.fapesp.br/oportunidades/salles.pdf. A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1506/.

Inscrições ao Prêmio José Reis de Divulgação Científica encerram em 17 de abril

Instituição: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O que é: Aberta as inscrições da 37ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, promovido anualmente pelo CNPq. A premiação reconhece um jornalista profissional de destaque na difusão de atividades de ciência, tecnologia e inovação em meios de comunicação de massa.
Local: Os candidatos devem enviar ficha de inscrição, cópia do registro de jornalista e currículo atualizado na Plataforma Lattes, além de apresentação dos trabalhos mais importantes e justificativa que evidencie a contribuição do candidato à divulgação científica, via Correios, ao Serviço de Prêmios do CNPq.
Data: Inscrições até o dia 17 de abril.
Acesse: Mais informações e instruções estão disponíveis no endereço http://www.premiojosereis.cnpq.br/web/pjr/.

IFUSP abre concurso para professor doutor na área de Física da matéria condensada

Instituição: Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP).
O que é: O Departamento de Física dos Materiais e Mecânica do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) abriu inscrições para concurso de títulos e prova para provimento de um cargo de Professor Doutor (MS-3.1) na área de Pesquisa Experimental de Física da Matéria Condensada.  A contratação será em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) com salário de R$ 10.360,07.
Local: Os formulários para as inscrições e os editais estão disponíveis no site http://portal.if.usp.br/ataac/pt-br/node/4866. Para candidatos estrangeiros, as instruções e os formulários para as inscrições estão disponíveis no site http://portal.if.usp.br/fmt/pt-br/node/1600.
Data: O prazo de inscrição encerra em 3 de abril.
Acesse:
Informações adicionais poderão ser obtidas na Assistência Acadêmica do IFUSP pelos telefones (11) 3091-6020 e (11) 3091-7000.

CTC/PUC-Rio abre processo seletivo para professor no departamento de Engenharia Industrial

Instituição: Departamento de Engenharia Industrial (DEI) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) .
O que é: O DEI do CTC/PUC-Rio está oferecendo duas vagas para professor com carga horária de 40 horas semanais e dedicação integral. Será selecionado preferencialmente um profissional para lecionar e pesquisar na área de Finanças e Análise de Investimentos e outro para uma das demais áreas do DEI (Transporte e Logística ou Gerência de Produção).  Os interessados devem ter Doutorado em Engenharia de Produção ou áreas afins, demonstrar forte inclinação e motivação para pesquisa (voltada, principalmente, para publicações em periódicos internacionais), boa didática para lecionar nos cursos de graduação, extensão e pós-graduação e facilidade de entrosamento para se relacionar e se projetar no Departamento e fora dele.  A contratação está prevista para o início de 2018 e o valor atual de remuneração é de R$ 11.457,16 (onze mil quatrocentos e cinquenta e sete reais e dezesseis centavos).
Local: Para participar da seleção, é preciso enviar um e-mail para Fernanda L. Frias, no endereço flf@puc-rio.br, com o assunto “PROCESSO-SELETIVO”.
Data: Inscrições até o dia 18 de junho.
Veja mais