Confira as ações da SBPC

Desde a sua fundação, em 1948, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) continua firme aos valores éticos do conhecimento científico, da cultura, do meio ambiente, da inclusão social e do combate à pobreza como prioridades nacionais. A entidade também mantém a luta em prol de seus ideais e pelo desenvolvimento sustentável do País.

O Jornal da Ciência mensalmente atualiza seus leitores sobre as ações da SBPC para reiterar como a participação de todos é fundamental nessas lutas.

Fique por dentro e faça parte!

MARÇO

As atividades da SBPC se iniciaram com o debate “Amazônia em Colapso?”, realizado no dia 1º. Durante o webinário, autores de estudo publicado na Nature estimaram que a combinação de secas e altas temperaturas na região é sem precedentes; Carlos Nobre alertou para desencadeamento de novas pandemias.

A SBPC tem divulgado semanalmente a Agenda 5ª CNCTI. Na primeira semana de março, o destaque foi para a realização do fórum promovido pela SBPC e ABC, que debateu os caminhos de desenvolvimento da ciência básica, nos dias 5 e 6 de março. Nas primeiras mesas da reunião temática que a SBPC e a ABC promoveram, foi destacada a importância da pesquisa e inovação para enfrentar desafios globais. Os rumos da “Nova Industrialização” e os impactos da Inteligência Artificial (IA) também foram discutidos no encontro. Os laços sociais foram discutidos sob a ótica do impacto da ciência na sociedade durante o segundo dia da reunião temática “Ciência Básica na Fronteira do Conhecimento”, promovida pela ABC e pela SBPC como parte dos encontros preparatórios para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Na segunda semana do mês, a Agenda 5ª CNCTI destacou o combate à fome e políticas de gênero são temas das conferências da semana. Programação também divulgou fóruns sobre gênero, saúde e transição energética, além das conferências municipais de Floriano, Picos e Bom Jesus, no Piauí.

A Agenda 5ª CNCTI da terceira semana destacou debates sobre conhecimentos tradicionais e científicos e o futuro das universidades. Segundo o texto, no período também foram realizadas as conferências estaduais do Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Roraima, além também de uma sobre saúde global, organizada pelas secretarias regionais da SBPC em São Paulo.

A última Agenda 5ª CNCTI do mês destacou a realização de debates sobre Ciências Humanas, protagonismo amazônida e a presença das mulheres na academia, promovido pela SBPC. A atividade contou com quatro mesas que debateram: “Redes sociais, cultura de ódio, polarização: o tecido social sob ameaça”“Pesquisas científicas e sua contribuição para a inclusão social”“A cabeça está atrasada em relação à tecnologia?”; e “Uma utopia com base científica, para a humanidade e o planeta”.

Outro destaque da última semana foi o painel “Desafios e oportunidades na parceria entre indústria e INCTs para geração de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia”, que fez parte da conferência livre “Propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação e sustentabilidade”, realizado no dia 26, que contou com a participação de Francilene Garcia, vice-presidente da SBPC. Durante a discussão, os especialistas afirmaram que o Brasil precisa traçar Estratégia Nacional de CT&I para avançar na transferência de tecnologias.

No dia 4, a entidade divulgou a última edição do Jornal da Ciência, que homenageou o Centenário de Nascimento de Carolina Bori. Pioneira na Psicologia Experimental no Brasil e primeira mulher a presidir a SBPC completaria 100 anos em 2024.

No dia seguinte, 5 de março, a SBPC manifestou preocupação com falta de apoio a periódicos científicos. “Esperamos que as agências de fomento federais atendam, o mais brevemente possível, às justas demandas daqueles que lutam por um Brasil que tenha na ciência um dos principais motores de seu desenvolvimento social e econômico”, escreveu a Diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Dois dias depois, em 7 de março, a SBPC expressou preocupação com Sistema de Ciência e Tecnologia na Argentina. A entidade enviou carta ao chefe de Gabinete da Presidência, Nicolas Posse, alertando para “efeito devastador” das medidas adotadas pelo novo governo argentino sobre o renomado setor científico do país. O documento foi subscrito por mais de 60 entidades.

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado no dia 8 de março, a entidade promoveu uma manhã repleta de discussões no evento “Falam as cientistas: a SBPC e o futuro da ciência brasileira”. Em uma das atividades do dia, pesquisadoras refletiram sobre os desafios de ser mulher em sociedade e sua presença no campo científico.

No mesmo dia, 8 de março, a SBPC divulgou que o Fórum Nacional de Educação entregou ao MEC documento final da Conae 2024. Material subsidiará o Ministério da Educação na elaboração do Projeto de Lei do próximo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, que será encaminhado ao Congresso Nacional.

O primeiro Especial da Semana de março, 8 de março, teve como temática o Dia Internacional das Mulheres. No segundo, publicado no dia 15, o tema abordado foi Capacitismo. Já o terceiro, publicado no dia 22, tratou sobre Covid: 4 anos.

No dia 13, a entidade publicou o artigo “Antropoceno: a procura de um marco que indique o início da influência do homem no clima”, escrito por Paulo Artaxo, vice-presidente da SBPC. “Importante salientar que não se nega a forte influência humana nos ecossistemas terrestres, mas que tão somente é preciso definir um marco estratigráfico que seja estável e forte o suficiente, de acordo com os demais marcos geológicos”, observou.

No dia 14, o JC divulgou que a SBPC participou de debate da Conferência Regional de Educação Superior (CRES+5). No evento, Ministério da Educação anunciou investimentos de R$ 120 milhões para cooperação internacional.

Quatro dias depois, 18 de março, a entidade divulgou que integrou evento no Vaticano sobre a união de conhecimentos indígenas e científicos para a preservação climática e ambiental. O vice-presidente da SBPC, Paulo Artaxo, apresentou conferência sobre o papel da população indígena no cuidado da Amazônia.

No dia seguinte, 19 de março, a SBPC divulgou a abertura das matrículas para 8º ciclo dos seus cursos bimestrais. São 47 webminicursos de várias áreas do conhecimento, com direito a certificado de participação. As matrículas se encerram no dia 20 de maio de 2024.

Também no dia 19, o Jornal da Ciência divulgou que a SBPC participou do lançamento do Memorial da Pandemia de covid-19. A iniciativa dos Ministérios da Saúde e da Cultura visa à construção de um espaço físico para a criação e concepção de um Museu, como lugar do “Direito à Memória – lembrar para aprender”, idealizado pelos trabalhadores da saúde, pesquisadores e sociedade.

No dia 20, a entidade manifestou apoio e solidariedade à ministra Nísia Trindade. “A SBPC conclama todos os defensores da saúde e da vida humana a juntarem seus esforços e somarem suas vozes na defesa de uma recomposição das condições básicas de cuidado com os seres humanos de todas as idades em nosso país”.

SBPC lançou no dia 21 de março seu canal no Whatsapp. Funcionalidade permite que as pessoas se inscrevam para receber notícias da entidade.

Dois dias depois, as instituições que compõem a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento, entre elas a SBPC,  também se manifestaram em defesa do Ministério da Saúde e de Nísia Trindade. Em nota, elas expressaram “total apoio” ao grande esforço de reconstrução da saúde no País empenhado pela ministra e sua equipe. “Precisamos superar os graves problemas históricos e estruturais para alcançarmos, plenamente, os princípios da Constituição de 1988”.

No dia 25 de março, a SBPC realizou mesa-redonda sobre os 200 anos da 1ª Constituição do BrasilOs especialistas que participaram da atividade apontaram que olhar para a primeira Constituição do Brasil é entender como a luta por direitos tem bases autoritárias.

FEVEREIRO

No primeiro dia do mês, a SBPC divulgou nota sobre troca na Presidência da Capes.

No dia 6, a SBPC realizou um dia inteiro de atividades em comemoração ao Centenário de Carolina Bori. Na parte da manhã foi realizada a cerimônia de entrega do 5º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, que nesta edição premiou “Mulheres cientistas”, categoria dedicada às pesquisadoras de instituições nacionais que tenham prestado relevantes contribuições à ciência e à gestão científica, além de terem realizado ações em prol da ciência e da tecnologia nacional. Ainda dentro das comemorações, a entidade produziu vídeos com as vencedoras do prêmio: a antropóloga Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha, vencedora na área de Humanidades, que aconselhou que é preciso ter prazer no que faz; a biomédica Regina Pekelmann Markus na área de Biológicas e Saúde, que afirmou que “Na ciência, o mais importante é saber fazer perguntas”; e a química Yvonne Mascarenhas, na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra, que afirmou que é preciso ter foco e persistência na carreira.

Na parte da tarde, o evento contou com duas mesas-redondas. A primeira discussão foi sobre a “A atuação institucional de Carolina Bori” e a segunda abordou “Carolina Bori como educadora e pesquisadora”.

Durante o mês, a entidade publicou um episódio extra do podcast “O Som da Ciência”, da SBPC, com o coordenador do GT Pesquisa e Inovação da Presidência brasileira no G20, Carlos Matsumoto, que falou da proposta que será levada aos países membros.

A entidade publicou quatro edições do Especial da Semana, com os temas CapesDengueAmazônia próxima do ponto crítico e Resíduos plásticos;

Também foi divulgado que estão abertas as inscrições para a Sessão de Pôsteres da 76ª Reunião Anual da SBPC.

No dia 20, a SBPC com outras entidades realizou um evento especial em comemoração ao centenário da engenheira agrônoma e pioneira na biologia do solo, Johanna Döbereiner.

No dia 27, a entidade e a ABC realizou a primeira sessão do Fórum da educação superior. No evento, especialistas afirmaram que universidades brasileiras precisam romper com seus passados coloniais e olhar para as novas realidades dos estudantes.

JANEIRO

No dia 12, o presidente da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Celso Pansera, esteve na sede da SBPC, em São Paulo, onde conversou com a Diretoria da entidade sobre a realização da 76ª Reunião Anual da SBPC e a destinação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o FNDCT.

No dia 15 de janeiro, a SBPC divulgou nota repudiando o negacionismo favorecido pelo Conselho Federal de Medicina, que lançou uma sondagem com médicos para saber a opinião deles sobre a vacinação de crianças contra a covid-19.

No dia seguinte, 16 de janeiro, a SBPC divulgou nota pedindo paz em Gaza. “Conflitos como este se resolvem com negociações. O morticínio tem que parar, já!”, disse no documento.

Três dias depois, 19 de janeiro, a entidade divulgou os nomes das vencedoras do 5º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”: a antropóloga Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha, vencedora na área de Humanidades; a biomédica Regina Pekelmann Markus, na área de Biológicas e Saúde; e a química Yvonne Mascarenhas, na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.

No dia 22, a entidade divulgou que atuará intensamente na articulação e participação de debates com diversos segmentos da sociedade em temas de CT&I como preparação para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que será realizada nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024, em Brasília, Distrito Federal, com o tema: “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

SBPC manifestou sua indignação ante o assassinato e atos de extrema violência contra indígenas Pataxó Hã-Hã-Hãe no Sul da Bahia. “Todas as formas de violência contra nossos povos originários necessitam ter o repúdio de nossa sociedade”, afirmou a entidade em nota divulgada em 23 de janeiro.

Dois dias depois, 25 de janeiro, a entidade foi uma das 28 instituições e personalidades que foram agraciadas com a medalha Armando de Salles Oliveira, em cerimônia que comemorou os 90 anos de fundação da Universidade de São Paulo (USP). A condecoração foi criada em 2008 para homenagear pessoas, entidades e organizações que contribuem para a valorização institucional, cultural, social e acadêmica da USP, e leva o nome do governador do Estado de São Paulo que assinou o decreto de criação da instituição no ano de 1934.

No dia seguinte, 26 de janeiro, a SBPC enviou uma carta a então presidente da Capes, Mercedes Bustamante, com 11 sugestões/contribuições para o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2024 – 2028).

No dia 27 de janeiro, a SBPC celebrou o primeiro aniversário da Editoria Especial do JCN, marcando um ano de debates e reflexões sobre os temas mais relevantes da atualidade. Motivada pelo trágico morticínio dos Yanomamis, noticiado em janeiro de 2023, a nova seção do JCN, publicada todas as sextas-feiras, foi criada com o propósito de reunir análises e notícias, propondo discussões sobre questões fundamentais, não apenas no campo científico, mas em todos os aspectos humanos e sociais que exigem uma reflexão e um chamado por ações.

No dia 29, a SBPC divulgou que o 5ª Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher recebeu patrocínios do Instituto Serrapilheira e da Microbiológica Química e Farmacêutica, ambos sócios institucionais da entidade.

No mesmo dia, 29, durante a Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, a SBPC realizou o colóquio abordando “Educação e ciência para o progresso da sociedade”.

Veja também:

Educação e Ciência sempre: veja as ações da SBPC de 2023

Do luto à luta: ações da SBPC em 2022

Retrospectiva 2021: do luto à luta

Retrospectiva 2020: do luto à luta