Confira as ações da SBPC

Desde a sua fundação, em 1948, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) continua firme aos valores éticos do conhecimento científico, da cultura, do meio ambiente, da inclusão social e do combate à pobreza como prioridades nacionais. A entidade também mantém a luta em prol de seus ideais e pelo desenvolvimento sustentável do País.

O Jornal da Ciência mensalmente atualiza seus leitores sobre as ações da SBPC para reiterar como a participação de todos é fundamental nessas lutas.

Fique por dentro e faça parte!

JUNHO

No dia 2 de junho, a entidade divulgou a abertura do seu processo das eleições de 2025.

Durante o mês, a SBPC divulgou as propostas de trabalho das candidaturas. No dia 2, divulgou as propostas de Francilene Procópio Garcia, candidata à Presidência da SBPC, e  Helinando Pequeno de Oliveira, candidato à área B do Conselho. No dia seguinte, 3 de junho, foi a vez das propostas de Gabriel Luchini Martins, candidato à Secretaria Regional da SBPC no Espírito SantoFábio Guedes Gomes, candidato à área B do Conselho; e Altigran Soares da Silva, candidato à área A do Conselho. No dia 4 as propostas de Vanessa G. Pasqualotto Severino e Andreia Juliana R. Caldeira, candidatas, respectivamente, à Secretária Regional e Secretária Regional Adjunta da SBPC em Goiás; Fernanda Sobral, candidata à área C do Conselho; e Márcio Lourenço Rodrigues, candidato à área F do Conselho. As propostas de Nelson de Luca Pretto, candidato à área B do Conselho; Adilson J. A. de Oliveira, candidato à Secretaria Regional SP – Subárea III; e Claudia Linhares Sales, candidata à área B do Conselho, foram divulgadas no dia 5.

No dia 6, a entidade divulgou as propostas de Pedro Luiz Teixeira de Camargo e Mônica Bucciarelli Rodriguez, candidatos, respectivamente, à Secretário Regional e Secretária Regional Adjunta da SBPC em Minas Gerais; Marcos Cesar Danhoni Neves e Isabela Sens Fadel Gobbo, candidatos, respectivamente, à Secretário Regional e Secretária Regional Adjunta da SBPC no Paraná; e Mirlene Fátima Simões, candidata à Secretaria Geral da SBPC. No dia 9, foi a vez das propostas de Rute Maria Gonçalves de Andrade, candidata à área B do Conselho; Giselle Zenker Justo, candidata à Primeira Tesouraria da SBPC; e Thiago Signorini Gonçalves e Cristina Araripe Ferreira, candidatos, respectivamente à Secretario Regional e Secretária Regional Adjunta da SBPC no Rio de Janeiro, serem divulgadas. No dia seguinte, 10 de junho, a entidade divulgou as propostas de Emmanuel Zagury Tourinho, candidato à área A do Conselho; Estevão Rafael Fernandes e Andreimar Martins Soares, candidatos, respectivamente à Secretário Regional e Secretário Regional Adjunto da SBPC em Rondônia; e Elaine da Silva Ramos, candidata à Secretaria Regional da SBPC no Mato Grosso do Sul.

No dia 11, foi a vez da divulgação das propostas de Cristiana Ferreira Alves de Brito, candidata à área C do Conselho; Vanderlan da Silva Bolzani, candidata à área E do Conselho; e Aldo José Gorgatti Zarbin, candidato a vice-presidente da SBPC. No dia 12, foi divulgada a proposta de Vera Maria Fonseca de Almeida e Val, candidata à área A do Conselho.

No dia 17, a SBPC anunciou resultados das eleições para Diretoria, Conselho e Secretarias Regionais.

No dia 20, foi divulgado a lista dos novos Conselheiros, representantes das áreas, eleitos pelas Sociedades Científicas Afiliadas, para o biênio 2025-2027.

Nos dias 24, 25 e 26, a entidade divulgou entrevistas com os novos dirigentes eleitos da SBPC: no dia 24, com Francilene Garcia, nova presidente eleita; no dia 25, com Soraya Smaili, nova vice-presidente; e no dia 26, com Aldo Zarbin, também eleito vice-presidente.

No dia 2, a entidade divulgou o balanço de sua participação na 7ª edição do Ciência Aberta do CNPEM, com o escape room de biomodelos.

No dia 4, foi divulgado a nota em que a SBPC e ABC defenderam recursos para o FNDCT. No documento, as entidades expressaram preocupação com os rumos do julgamento no STF sobre a constitucionalidade da cobrança Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) sobre remessas de pagamentos ao exterior.

Com a proximidade da 77ª Reunião Anual da SBPC, no dia 4 a SBPC divulgou que Sessão de Pôsteres da 77ª Reunião Anual terá mais de 460 trabalhos. A atividade contará com apresentações presenciais na UFRPE e vídeo-pôsteres transmitidos pelo canal da SBPC no YouTube. No dia 26, divulgou que programação da Sessão de Pôsteres da já estava disponível no site do evento.

Dando andamento aos preparativos do evento, a entidade divulgou a chamada para a 1ª Exposição de Startups da ExpoT&C no dia 10.

E no dia seguinte, 11 de junho, a abertura do credenciamento para imprensa participar da 77ª Reunião Anual da SBPC.

Já no dia 18, divulgou que os minicursos da 77ª Reunião Anual da SBPC abriram inscrições. Serão 64 cursos ofertados, sendo 47 presenciais e 17 online, com temas em diversas áreas do conhecimento e que dão direito a certificado de participação.

Ao longo do mês, a entidade publicou quatro editorias Especiais da Semana. A primeira, publicada no dia 6, abordou como tema legado de Niède Guidon. A seguinte, do dia 13, focou os “Caminhos para um Brasil desenvolvido”. A terceira divulgada no dia 20 tratou da “Internacionalização da ciência brasileira”. A quarta e última, divulgada no dia 27, abordou o “As guerras e suas consequências”.

SBPC, ABC e CNI entregaram ao MCTI documento mostrando a importância da CIDE para o FNDCT no dia 12. Entidades manifestaram preocupação com os possíveis desdobramentos do julgamento no STF que analisa a constitucionalidade da cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico sobre remessas de pagamento ao exterior.

SBPC cobrou ação urgente para salvar Unidades de Pesquisa do MCTI no dia 16. Em carta à ministra Luciana Santos, entidade denunciou cortes drásticos e morosidade na nomeação de diretores, alertando para risco de colapso institucional.

A SBPC divulgou no dia 23 nota contra alienação da UEMG. Entidade alertou para risco à autonomia universitária e pede o arquivamento de propostas que preveem a federalização da universidade mineira.

No dia 30, a entidade divulgou convocação para que seus sócios quites participem da Assembleia Geral Ordinária dos Sócios da SBPC, que será realizada no dia 17 de julho, durante a 77ª Reunião Anual da SBPC, na Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE). Nessa sessão, será realizada a cerimônia de posse da nova Diretoria eleita para liderar a SBPC no biênio 2025-27.

MAIO

No dia 5, a entidade convidou pesquisadoras e pesquisadores a participarem de uma enquete que visa a mapear percepções sobre o processo de prestação de contas de recursos destinados a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A iniciativa integrou uma auditoria em curso no Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), com o objetivo de analisar os procedimentos definidos pelo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e identificar desafios e oportunidades para aprimorar sua implementação.

No dia 6, a entidade divulgou que Renato Janine Ribeiro participou do Encontro Regional da SBPC em São Carlos, realizado pela secretaria regional da entidade no estado de São Paulo – Subárea III. O evento teve como objetivo debater sobre o futuro do financiamento das universidades públicas e da pesquisa na região.

Dois dias depois, 8 de maio, seu site passou a disponibilizar gratuitamente o livro Educação Climática: Guia Prático para Famílias e Educadores. A publicação tem como proposta apoiar famílias, educadores e cuidadores na formação de jovens conscientes e engajados diante da crise climática.

SBPC se uniu a outras entidades e cientistas assinando o abaixo-assinado organizado pela Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) para repudiar o plano do governo no dia 9 de maio. A proposta foi encaminhada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) à Assembleia Legislativa em 30 de abril e, em caráter de urgência. Entre as principais mudanças, há o fim do regime de tempo integral e alteração no de remuneração.

A SBPC e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) enviaram no dia 14 uma carta ao presidente do Senado Federal, senador David Alcolumbre, solicitando o adiamento da votação do Projeto de Lei 2159/2021, que trata do licenciamento ambiental. Para as entidades, o projeto representa um grave risco à proteção socioambiental no Brasil e avança no Congresso sem o necessário diálogo com a sociedade civil e a comunidade científica.

No dia 19, a SBPC e a ABC divulgaram uma nota pública conjunta manifestando “profunda preocupação” com a decisão do Governo Federal de liberar apenas no final do ano um terço dos recursos previstos para as Universidades Federais. Para as entidades, a medida compromete o funcionamento básico dessas instituições, impacta a produção científica nacional e ameaça diretamente a formação de profissionais qualificados. A nota foi subscrita por mais de 70 entidades.

No dia seguinte, 20 de maio, foi divulgado o segundo episódio da 8ª temporada de “O Som da Ciência”. Nele o físico Marcelo Knobel, diretor executivo da Academia Mundial de Ciências (TWAS na sigla em inglês), explica por que, na opinião dele, não há outro caminho senão potencializar a comunicação científica, dialogar com os grupos negacionistas e mostrar que, sem ela, nós, enquanto humanidade, não temos futuro. O terceiro episódio tratou da diáspora de cientistas brasileiros e o momento propício para a volta de pelo menos parte deles que estão considerando deixar os Estados Unidos.

No dia 21, a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), com o apoio de 24 sociedades científicas — entre elas a SBPC -, divulgou nota de repúdio à tentativa da empresa Sigma Lithium de intimidar o portal Observatório da Mineração e impedir a publicação de uma análise sobre os impactos socioambientais de seu projeto de exploração de lítio em Minas Gerais.

No dia 22, a SBPC realizou debate online “Pluralidade política na universidade pública brasileira”. A atividade contou com a participação de Pablo Ortellado (USP) e Waldomiro J. Silva Filho (UFBA). A coordenação será do pesquisador emérito da Fiocruz e membro da Academia Brasileira de Ciências, Samuel Goldenberg.

No dia 22, a entidade divulgou outra nota alertando para grave retrocesso com nova Lei de Licenciamento Ambiental. O documento, recebeu apoio de mais de 40 entidades.

Nos dias 22 e 23 de maio a SBPC e a ABC promoveram o seminário “Vozes da Ciência: Contribuições para a Estratégia Nacional e Plano Decenal de CT&I 2026–2035”. O evento foi tema de Especial da Semana e todos os debates estão disponíveis em uma playlist no canal da SBPC no YouTube.

Ao longo do mês, a entidade publicou quatro editorias Especiais da Semana. A primeira, publicada no dia 2, abordou o tema Violência escolar. A seguinte, do dia 9, focou Vacinas. A terceira divulgada no dia 16 tratou da Reunião Magna da ABC e a “Amazônia Já”. A quarta e última, divulgada no dia 30, abordou o seminário Vozes da ciência.

No dia 27, o Jornal da Ciência divulgou que Laila Salmen Espindola recebeu o Prêmio Prof. Fernando de Oliveira. Reconhecimento destaca o papel da professora da UnB e diretora da SBPC no desenvolvimento da farmacognosia brasileira.

A SBPC divulgou no dia 28 uma nota em defesa de Marina Silva e repúdio aos ataques no Senado que a ministra sofreu. “A SBPC manifesta sua solidariedade à ministra Marina Silva, e afirma que os interesses do meio ambiente, da ciência e dos povos originários de nossas florestas estão acima dos interesses econômicos imediatistas de quem quer destruir o equilíbrio ambiental de nosso Brasil. Força, Marina! A SBPC e a comunidade científica brasileira estão ao seu lado”.

A entidade marcou presença na 7ª edição do Ciência Aberta, promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), com um estande interativo, o “Escape Room do Biomodelos”. O evento ocorreu nos dias 30 e 31 de maio de 2025, em Campinas (SP) e teve a participação de mais de 250 pessoas na atração.

ABRIL

No dia 2 de abril a entidade divulgou que o seu 10º ciclo de cursos online.

No mesmo dia, a SBPC divulgou que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) oficializou as diretrizes para a criação de um curso de extensão sobre inclusão e acessibilidade. A iniciativa nasceu por meio da mobilização da comunidade local, incluindo a participação da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Piauí (SBPC-PI), como parte das comemorações de 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão.

No dia 3, a SBPC, ABC e Andifes pediram ampliação da cota de isenção de importação do CNPq em carta enviada ao MCTI. “É urgente a necessidade de eliminação de barreiras burocráticas – como a cota de importação – que dificultam o desenvolvimento de pesquisas científicas no Brasil”, alertaram no documento.

O Jornal da Ciência divulgou no dia 7 de abril cobertura de uma dupla comemoração da história da política científica brasileira, repercutindo os 40 anos do MCTI e os 40 anos de seu Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Unicamp. Nele, Francilene Garcia, vice-presidente da SBPC, disse que defender o MCTI é um ato de resistência.

No dia 4, a SBPC recebeu a visita da Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (MS), Ana Estela Haddad, em sua sede, na capital paulista. Na pauta de conversas, estavam temas como a inclusão da saúde entre os programas estruturantes do FNDCT, o fortalecimento da interação entre os ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e a expansão de uma política nacional de promoção da atividade física para a qualidade de vida.

A entidade ainda divulgou no dia 7 o artigo Sete de Abril, o passado iluminando o futuro, assinado pelo presidente Renato Janine Ribeiro.

No dia 8, o Jornal da Ciência divulgou a cobertura de um evento realizado entre os dias 31 de março e 4 de abril, em São Paulo, pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que promoveu uma capacitação em computação quântica, com o apoio de cientistas chineses do Suzhou Quantum Center (Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação Industrial do Delta do Rio Yangtze), ligado à gigante CETC (Electronics Technology Group Corporation, uma estatal chinesa que abrange diversas áreas da eletrônica).

SBPC e ABC divulgaram, no dia 9 de abril, carta em defesa da Faperj e da ciência no Rio de Janeiro. No documento, as entidades repudiaram declarações do governador do RJ e reforçam a importância estratégica da Fundação para o desenvolvimento do estado.

Ao longo do mês, a entidade publicou três editorias Especiais da Semana. A primeira, publicada no dia 4, abordou o tema Adolescência e internet. A seguinte, do dia 11, focou nas Cidades saudáveis. A terceira e última, divulgada no dia 25, abordou o papa Francisco e a ciência.

No dia 11, foi publicado que o Governo Federal aprova orçamento de 2025 com veto no FNDCT. Lei Orçamentária Anual (LOA) foi sancionada com corte de R$ 2,97 bilhões no crédito reembolsável do FNDCT para cumprir a Lei n° 11.540/2007. Medida não afeta os recursos não reembolsáveis do fundo.

SBPC parabenizou a reeleição de Helena Nader para Presidência da ABC no dia 15 de abril.

No dia 17, a SBPC divulgou a publicação dos Anais da 76ª Reunião Anual.

No dia 22, a SBPC-SP divulgou que no dia 5 de maio será realizado o encontro regional em São Carlos para debater o financiamento da ciência pública.

Dois dias depois, 24, parte da comissão organizadora da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI) entregou à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o Livro Violeta, última publicação correspondente aos debates da conferência. A obra sintetiza os principais debates realizados ao longo de 2023 e 2024 e traz diretrizes para a concepção da nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

No dia 28, a entidade divulgou que participou do evento de entrega do Prêmio Péter Murányi 2025. A SBPC marcou presença no evento e seu presidente, Renato Janine Ribeiro, que entregou o prêmio à equipe da UFPB, vencedora com projeto de valorização de frutas nativas do Norte e Nordeste.

SBPC manifestou solidariedade à Universidade de Columbia e à comunidade científica norte-americana no dia 28 de abril. “A ciência não reconhece fronteiras – e defendê-la é nosso dever compartilhado”.

No dia 28 a entidade divulgou dois editais: um para contratação de locação e instalação de geradores de energia e outro para contratação de locação de equipamentos de ar-condicionado, todos para a ExpoT&C.

No dia seguinte, 29 de abril, Renato Janine Ribeiro recebeu título de Cidadão Honorário do Piauí.

Ainda no dia 29, Janine Ribeiro participou da conferência “O papel da ciência na política: a governança moderna, a ciência e a obrigação de prevenir desastres naturais”, realizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em parceria com a Secretaria Regional da SBPC no estado (SBPC-PI). Em sua fala, Janine Ribeiro abordou o histórico de instabilidade em políticas científicas que o Brasil possui e afirmou que o País precisa ter caminhos bem delimitados para que a Ciência se desenvolva.

No dia 30, a entidade divulgou a 8ª temporada do podcast “O Som da Ciência” que aborda a nova geopolítica científica gerada a partir da mudança de comando nos Estados Unidos em janeiro de 2025.

MARÇO

No dia 7, a SBPC divulgou a Primeira Circular das Eleições 2025, com prazos do processo eleitoral. Nela, a entidade solicitou aos seus sócios que atualizassem seus cadastros e sua anuidade para participar do pleito.

No mesmo dia, divulgou uma nota de pesar sobre o falecimento de Isaac Roitman.

Ao longo do mês, a entidade publicou quatro editorias Especiais da Semana. A primeira, publicada no dia 7, abordou o tema Mulheres e poder. A seguinte, do dia 14, focou nos 40 anos do MCTI. A terceira, publicada no dia 21, tratou da China, a superpotência científica. Enquanto que a última, divulgada no dia 28, abordou o Golpe de Estado e defesa da democracia.

No dia 11, a SBPC divulgou que está entre as mais de 100 entidades científicas que assinaram o manifesto da Federação Europeia de Academias de Ciências e Humanidades que denunciou ameaças à liberdade acadêmica e ao financiamento da pesquisa nos Estados Unidos.

No dia seguinte, 12 de março, promoveu debate com a professora Vera Paiva sobre a resistência das mulheres à violência do Estado. Durante o evento, ela disse que combater as violências atuais exige reconhecer as do passado.

No dia 13, a entidade publicou que Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Cientifica (LNCC/MCTI), diretora da SBPC e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), foi eleita Fellow da Sociedade Internacional para a Biologia Computacional (International Society for Computational Biology – ISCB). Ela é pioneira da área de bioinformática no País e se tornou a primeira brasileira a ingressar na entidade.

No dia 18, a entidade informou que a diretora da SBPC, Claudia Linhares Sales foi homenageada na Câmara Municipal de Fortaleza.

No dia 21, divulgou a Nota da SBPC sobre a agressão à Ministra Marina Silva. Em evento no Amazonas, ao referir-se ao discurso da ministra na CPI das ONGs, senador Plínio Valério disse: “Imagine o que é tolerar a Marina seis horas e dez minutos sem enforcá-la.” Para a SBPC, fala agressiva do parlamentar é “totalmente inaceitável”

No mesmo dia, a SBPC-RO promoveu “Colóquio Pesquisa & Sociedade” em Porto Velho, com a participação do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro.

Três dias depois, no dia 24, a entidade divulgou que a análise realizada pela assessoria parlamentar da SBPC da PLOA 2025 onde mostrou impacto da distribuição de verbas para a Ciência, que pode comprometer a gestão de bolsas de pesquisa.

No último dia do mês promoveu o debate “Do Golpe Militar de 64 ao 8 de Janeiro de 2023: a necessidade de defender a democracia”.

FEVEREIRO

No dia 3, foi divulgada a nota de repúdio da SBPC e da ABC por ataques do Conselho Federal de Medicina a pesquisadora Ligia Bahia. As instituições manifestaram apoio à professora Ligia Bahia e reforçam a importância da liberdade acadêmica e do compromisso com a ciência. O documento foi subscrito por mais de 50 entidades científicas.

No dia 11, a entidade realizou a cerimônia de entrega do 6º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, este ano contemplando a categoria Meninas na Ciência, em São Paulo.

No mesmo dia, durante a cerimônia de entrega do 6º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, a SBPC lançou o livro “Carolina Bori – Psicologia, Educação e Política Científica”, escrito por Gabriel Vieira Cândido, biógrafo da cientista, A publicação está disponível para download gratuito no site da entidade.

No dia 12, a entidade levou as ganhadoras do Prêmio Carolina Bori a uma visita ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM, em Campinas. Acompanhadas por diretoras da SBPC, as meninas conheceram o Sirius, maior fonte de luz síncrotron da América Latina, e todos os demais laboratórios do Complexo tecnológico e receberam conselhos de cientistas renomadas.

No dia 13, a SBPC protestou contra ações anti-ciência nos Estados Unidos divulgando a nota “Governo americano destruindo a sua Ciência”. O manifesto foi endossado por mais de 50 entidades científicas e acadêmicas e traduzido para a língua inglesa.

Entre os dias 19 e 21, a entidade realizou a Reunião Regional no Espírito Santo. Durante a abertura, a SBPC lançou o livro em homenagem a Ennio Candotti. No dia 21, a SBPC anunciou a retomada da Secretaria Regional no Espírito Santo. O evento levou leva mais de 2 mil pessoas ao campus da Ufes, em Vitória. Na sessão de encerramento, no dia 21, foi divulgada a Carta de Vitória, um manifesto de princípios elaborado pelo Conselho da SBPC e sua Diretoria para orientar as futuras ações no campo da sustentabilidade. Mais de 30 entidades científicas subscreveram o documento.

SBPC, ABC e Anpei manifestaram preocupação com projeção de arrecadação do FNDCT. Em carta aos ministros Fernando Haddad, Simone Tebet, Esther Dweck, Rui Costa e Luciana Santos, as entidades solicitaram a revisão da projeção no PLOA 2025, de modo que seja ajustada às estimativas reais, garantindo que os recursos previstos estejam plenamente disponíveis para as iniciativas científicas e tecnológicas indispensáveis ao progresso do país.

No mesmo dia, SBPC e ABC enviaram carta ao presidente Lula sobre a COP30, em que questionam a ausência da Ciência, Tecnologia e Inovação no âmbito dos envolvidos na organização da COP30, que ocorrerá em Belém neste ano.Questionamento sobre a ausência do MCTI entre os integrantes do Conselho Nacional para a COP30 já havia sido feito em junho de 2023.

No dia 25, ABC e SBPC alertaram para impactos da redução no orçamento do CNPq no PLOA 2025. Em carta enviada ao senador Ângelo Coronel (PSD-BA), relator-geral do projeto, as entidades disseram que a falta de recursos ameaça programas essenciais, como bolsas de pós-doutorado e editais de pesquisa, enfraquecendo a inovação e o desenvolvimento nacional.

No dia seguinte, 26, a SBPC e a ABC divulgaram uma nota de agradecimento a Nísia Trindade, que deixou o Ministério da Saúde após dois anos. “O que foi destruído nos seis anos de dois governos em que a saúde deixou de ser priorizada, Nísia reconstruiu em 25 meses. Isso não é pouco”, afirmaram.

Ao longo do mês, a entidade publicou três editorias Especiais da Semana. A primeira, publicada no dia 7, abordou o tema Privatização de escolas públicas. A seguinte, do dia 14, focou no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A terceira e última, publicada no dia 28, tratou da Reunião Regional da SBPC no Espírito Santo.

JANEIRO

Em janeiro a SBPC focou na divulgação de seus eventos, principalmente na Reunião Regional, que será realizada entre os dias 19 e 21 de fevereiro, em Vitória (ES), e o Prêmio Carolina Bori.

No dia 13, anunciou que a Reunião Regional em Vitória, na Ufes, começará com uma sessão de abertura com atividades especiais. No dia seguinte, 14 de janeiro, destacou que Paulo Artaxo abordará a construção de uma sociedade sustentável em sua conferência na abertura do evento. No dia 16 de janeiro, a instituição enfatizou que o encontro tem o desafio de retomar secretaria da SBPC no Espírito Santo. Quatro dias depois, no dia 20, informou que Políticas ambientais e educacionais serão temas de debate na reunião. No dia 22 de janeiro, ressaltou que o foco da programação final da reunião incluirá  políticas sustentáveis para a redução de desigualdades. No dia 29 anunciou o tributo a Ennio Candotti no primeiro dia do evento, com o lançamento de um livro produzido pelo Centro de Memória Amélia Império Hamburger (CMAIH), da SBPC, em sua homenagem.

No dia 13, a SBPC divulgou uma nota de solidariedade à Fiocruz. “Ações policiais devem estar pautadas pela defesa e proteção da vida humana, valor supremo inegociável e amplamente amparado pela legislação”, afirmou a entidade.

No dia 20 divulgou as vencedoras do 6º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”. Nesta edição foram recebidas indicações de 765 candidatas para a categoria “Meninas na Ciência”, oriundas de todas as regiões do País. Uma comissão julgadora escolheu seis vencedoras, sendo três do Ensino Médio e três da Graduação. A cerimônia de entrega será no dia 11 de fevereiro, em comemoração ao “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”.

Como de costume, a entidade tem divulgado o perfil das vencedoras da premiação. No dia 24 publicou o primeiro texto sobre a vencedora na categoria Ensino Médio. No dia 30, foi destacada a história da estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) na categoria Graduação. No dia seguinte, 31 de janeiro, publicou sobre a vencedora da categoria Ensino Médio, Millena Xavier Martins, estudante do Colégio Coluni, da Universidade Federal de Viçosa

Ao longo do mês, a entidade publicou quatro editorias Especiais da Semana. A primeira, publicada no dia 10, abordou o tema Controle das redes sociais x Fake News. A seguinte, do dia 17, focou nas Doenças Negligenciadas. A terceira, publicada no dia 24, tratou das consequências das ações de Trump. Já a última, no dia 31, teve o DepeeSeek como temática.

 

Veja também:

Confira as ações da SBPC de 2024

Educação e Ciência sempre: veja as ações da SBPC de 2023

Do luto à luta: ações da SBPC em 2022

Retrospectiva 2021: do luto à luta

Retrospectiva 2020: do luto à luta