Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável

imagem-materia-ano-internacional-das-ciencias-basicas-para-o-desenvolvimento-sustentavel

 

Você tem uma proposta de atividade e quer submetê-la à avaliação? Preencha o formulário!

Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-23 (IYBSSD, sigla em inglês) foi definido pela Organização das Nações Unidas e a Unesco. O objetivo é ressaltar a ligação entre as ciências básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e destacar os possíveis impactos das ciências básicas para esses objetivos. Este ano será um momento chave de mobilização para convencer líderes econômicos e políticos, bem como o público em geral, da importância da ciência básica para o nosso futuro.

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) são parceiras oficiais desta iniciativa e participarão das atividades oficiais, assim como da avaliação de propostas para eventos a serem organizados oficialmente no âmbito do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

O IYBSSD2022 terá sua conferência de abertura no dia 8 de julho, na sede da Unesco, em Paris. Veja as informações e notícias atualizadas no site do IYSSD 2022 (em inglês).

Ciências básicas e o desenvolvimento sustentável

A Agenda 2030, adotada em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, é uma visão integrada para o desenvolvimento sustentável de todas as populações do mundo. Está organizado em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelos quais devemos lutar coletivamente.

Vários desses ODS estão explicitamente ligados a avanços científicos: saúde e bem-estar (ODS 3); água potável e saneamento (ODS 6); energia acessível e limpa (ODS 7); ação climática (ODS 13); vida sob a água (ODS 14); e vida na terra (ODS 15). Mas, na verdade, todos os ODS exigem a contribuição da ciência e da tecnologia. Saiba mais sobre os ODS aqui.

Comitê Executivo Organizador brasileiro
Debora Foguel
Fernanda Antonia da Fonseca Sobral
Paulo Eduardo Artaxo Netto

Baixe o logo do evento em português aqui