Campanha “Não aos cortes em Educação e Ciência”

chamada-ictp-brAs entidades científicas e acadêmicas que compõem a Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) convidam toda a comunidade científica, acadêmica e tecnológica para realizar atividades – presenciais e/ou virtuais – no Dia Nacional de “Não aos cortes em Educação e Ciência”. Programado para acontecer em 21 de junho, o foco central da manifestação serão os cortes anunciados pelo governo para ciência, educação, cultura, saúde, meio ambiente e inclusão social, áreas decisivas para o futuro do Brasil.

Veja aqui a convocação

Baixe os cards: com logo da SBPC | sem logo da SBPC

Confira a programação:

SBF na mobilização pela Ciência e pela Educação. Assista aqui. Card de divulgação

MutaGen-Brasil na mobilização pela Ciência e pela Educação. Assista aqui.

08h às 10h – Live da Rede Lepel e Gepec “Não aos Cortes em Educação e Ciência”. Coordenação: Joelma Albuquerque (UFAL), Cassia Hack (UNIFAP) e Celi Taffarel (UFAL/UFBA). Assista aqui.

08h – Impactos no Planejamento e na Gestão institucional. Participantes: reitores, vice-reitores e pró-reitores de gestão institucional e de pessoas da Ufal, Uneal, Uncisal e Ifal, além do presidente da Fapeal, Fábio Guedes. Assista aqui.

08h30 – “Contexto do financiamento da educação e da ciência no Brasil” (ABA). Palestrante: Gregório Grisa (IFRS). Mediador: Guillermo Vega Sanabria (UFBA). Assista aqui.

10h –  “ANPOLL na mobilização pela Ciência e pela Educação”. Coordenação: Ana Crélia Dias (UFRJ/ANPOLL). Participantes: Alice Casimiro Lopes (UERJ/FAPERJ), Dani Balbi (SEE-RJ/ALERJ). Assista aqui.

10h – Ato em defesa da Educação, da Ciência, da Cultura e das Artes (UFBA). O reitor João Carlos Salles e pró-reitores da UFBA abordarão o atual cenário de grave ameaça à existência da universidade pública brasileira, alvo recente de bloqueios e cortes que agravam o quadro de severa defasagem orçamentária acumulada nos últimos anos. Assista aqui. Card de divulgação.

10h – Impactos sobre Ensino, Pesquisa e Extensão e a relação com a Sociedade Debate com o diretor-científico da Fapeal, João Vicente Lima, junto com os pró-reitores acadêmicos e pesquisadores das instituições de ensino. Assista aqui.

10h – Aula Magna “Como o teto de gastos e os cortes no orçamento impactam você e o seu curso” (UFLA). Palestrante: Márcio Machado Ladeira, pró-reitor de Planejamento e Gestão. Assista aqui. Card de divulgação

10h – Painel “Não aos cortes em Educação e Ciência” (UFCSPA). Mediação: Dinara Moura (UFCSPA). Participantes: Odir Dellagostin (Fapergs), Soraya Smaili (UNIFESP) e Tiago Oliveira (UFCSPA). Assista aqui. Card de divulgação.

10h – Comunicação, inclusão e políticas públicas (ABRAPCORP). Moderação: Mônica Fort (UTP). Participantes: Palestrantes: Anderson Lopes (USP) e Aline Ferreira Lira (UFAM). Assista aqui.

11h30 – Manifestação presencial contra os cortes na Educação e Ciência em Minas Gerais (APUBH/SINDIFES/APG/OAP) – Local: Gramado da Reitoria da UFMG

14h às 16h – Ato central “A responsabilidade da Economia nos cortes em Ciência e Educação: A meta é desenvolver ou subdesenvolver?”. Moderação: Renato Janine Ribeiro (ex-ministro da Educação e presidente da SBPC). Participantes: Clelio Campolina Diniz (ex-ministro da CT&I), Fernando Haddad (ex-ministro da Educação), Luiz Carlos Bresser-Pereira (ex-ministro da Fazenda, Administração e C&T), Nelson Barbosa (ex-ministro do Planejamento e da Fazenda), Sergio Machado Rezende (ex-ministro da C&T) e representantes de entidades acadêmicas e científicas. Assista aqui. Card de divulgação

16h – Debates REMIR-ABET “Não aos cortes em Educação e Ciência” – Mediação: Paula Freitas (UNICAMP). Participantes: João Carlos Salles (UFBA), Graça Druck (UFBA) e Marcos Ferraz (UFPR). Assista aqui.

16h – Mesa-redonda “Ciência e Universidade na Atual Conjuntura Sociopolítica Nacional: Desafios e Estratégias Em Tempos de Bloqueios Orçamentários e Sucateamento das Instituições Federais”. Participantes: Inácio Arruda (Consecti), Fabio Guedes Gomes (ICTP.br), Antonio Gomes Souza Filho (UFC), Fernando Peregrino (Confies), Clovis Ricardo Montenegro de Lima (Ibict). Debatedores: Enio Pontes (PROIFES Federação) e Barbara Coelho (UFBA/GT de C&T da APUB). Assista aqui. Card de divulgação

16h – Painel “Sem presente, sem Futuro: Educação e Ciência em Risco” (UFMG). Abertura: Apresentação de vídeo do Cedecom com pronunciamento da Reitora. Mediador: Fernando Reis (pró-reitor de Pesquisa da UFMG). Participantes: Natacha Rena (Escola de Arquitetura da UFMG), Lívia Pancrácio de Errico (Escola de Enfermagem da UFMG), Maria Fernanda Salcedo Repolês (Faculdade de Direito da UFMG), Francisco de Paula Antunes Lima (Escola de Engenharia da UFMG) e Marina de Lima Tavares (Faculdade de Educação da UFMG). Assista aqui. Card de divulgação

17h30 – Mesa-redonda “Não aos cortes em Educação e Ciência” (UFRN). Mediação: Maralice Freitas (jornalista). Participantes: José Daniel Diniz Melo (UFRN), representantes do Diretório Central do Estudantes (DCE), Sindicato dos Docentes da UFRN (Adurn), Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação de Ensino Superior (Sintest) e Associação dos Técnicos de Nível Superior (Atens). Assista aqui.

18h – “Não aos Cortes na Educação e Ciência: Mobilização da Marcha pela Ciência em São Paulo 2022″ (SBPC-SPI, Cientistas Engajados, APqC, Via Saber)

18h – “Não aos cortes em Educação e Ciência e Cultura” (ABEM/ABET/ANPPOM). Assista aqui.

18h – “Impactos dos cortes no financiamento em pesquisa para a produção científica na Bahia” (LAC-FMB-UFBA). Assista aqui.

18h – Ato conjunto: UFABC CONTRA CORTES. Presencial: Campus Santo André, piso vermelho. Card de divulgação

18h – Painel “Educação e Ciência em Risco:  Essencialidade da Ciência para a Educação Básica” (UFMG). Abertura: Apresentação de vídeo do Cedecom com pronunciamento da Reitora. Mediadora: Viviane S. Alves (PROEX – UFMG). Participantes: Ana Cristina Ribeiro Vaz (Programa UFMG Jovem Conhecimento para todos), Cleida Aparecida de Oliveira (PROFBIO), Nilma Soares da Silva (COMFIC), Rúbia Santos Fonseca (Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG) e Santer Alvares de Matos (Febrat). Assista aqui. Card de divulgação

19h – “NÃO aos cortes em Educação e Ciência em Minas Gerais” (APUBH/CNDE/MG/FEPEMG/FOMEJA/IFMG). Assista aqui.