Ações realizadas


RS SC PR RJ ES SP MG MS GO DF BA SE AL PE PB RN CE PI MA TO MT PA RO AC AM RR AP

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, que congrega 142 sociedades científicas afiliadas, sempre lutou, desde a sua fundação, pelo reconhecimento e valorização da ciência e da tecnologia brasileiras. Coerente com sua tradição, e pensando na transição política que haverá com as eleições de outubro, a SBPC marca as comemorações de seu septuagésimo aniversário com ações contínuas e persistentes em defesa da democracia e de políticas públicas adequadas para o País.

Políticas Públicas para o Brasil que Queremos:  A SBPC iniciou um processo, no primeiro semestre de 2018, com a realização de seminários temáticos para discutir com toda a comunidade científica propostas para políticas em diversas áreas, como CT&I, educação básica, graduação e pós-graduação, direitos humanos, comunicações e saúde. Os documentos resultantes desses encontros foram reunidos no caderno “Políticas Públicas para o Brasil que Queremos”, disponível para download, gratuitamente, neste link.

Debate com os presidenciáveis: O “Debate com os presidenciáveis” foi um dos destaques da programação da 70ª Reunião Anual da SBPC. Com base na pesquisa Datafolha, divulgada no mês de junho, a SBPC convidou os três pré-candidatos com maior intenção de voto para falar sobre seus programas e, especificamente, responder às perguntas sobre os temas mais diretamente ligados à comunidade científica e educacional brasileira. Veja mais aqui. Em setembro, a SBPC reiterou o convite aos candidatos para irem à sua sede debater com a comunidade científica. Ciro Gomes debateu com a comunidade científica e Fernando Haddad recebeu o documento “Políticas Públicas para o Brasil que Queremos”.

Propostas dos candidatos à Presidência da República: O Jornal da Ciência, publicação da SBPC, analisou os planos de governo dos 13 candidatos à Presidência da República protocolados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o dia 15 de agosto, data limite para registro das candidaturas. Observando como essas propostas atendem às reivindicações da comunidade científica que a SBPC levantou ao longo do primeiro semestre, investigamos o que os presidenciáveis planejam para a área de ciência, tecnologia e inovação

Compromisso dos candidatos: Esta área é dedicada a divulgar o posicionamento dos candidatos, ao Executivo e ao Legislativo, com respeito às proposições gerais sobre os temas mais diretamente ligados à comunidade científica e educacional brasileira. Ao acessar as páginas dos Presidenciáveis e do Legislativo será possível ver o nome e o retorno, daqueles que responderem, sem menção a partidos. Se você é candidato(a) e gostaria de divulgar o seu posicionamento escreva para eleicoes2018@sbpcnet.org.br.

Ações nos Estados em defesa da CT&I: Por meio de suas Secretarias Regionais, a SBPC tem atuado em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação com os candidatos ao governo estadual e Assembleias Legislativas. Em Goiás, a Secretaria Regional lançou a Agenda Goiás em Defesa da CT&I e promoveu um debate com os candidatos ao Governo do Estado. Já em Santa Catarina, a Secretaria Regional lançou a Carta dos Catarinenses sobre CT&I, o Observatório das Eleições em SC e está promovendo, debates com os candidatos ao governo do Estado. O primeiro foi realizado em 25 de setembro, com o candidato Décio Lima. No Rio de Janeiro, representantes da SBPC analisaram o programa de governo dos 12 candidatos ao governo do Estado.

Participação da SBPC em debates com presidenciáveis: A SBPC também esteve presente em debates com presidenciáveis na Academia Brasileira de Ciências e no evento “Conhecer – Eleições 2018”.

Outras iniciativas da comunidade científica: A Associação Brasileira de Pós-Graduandos lançou a Plataforma Eleitoral da ANPG, em defesa da Ciência, da Universidade e do Brasil. A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) divulga 10 pontos urgentes para os futuros governantes e parlamentares, uma agenda fundamental de compromisso com a melhoria da Saúde no Brasil. A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) divulga a análise de propostas para Educação dos candidatos a presidente da República, cujo objetivo é identificar os pilares que norteiam o olhar dos candidatos no quesito Educação e como isso se relaciona a debates e marcos legais históricos da área, como o PNE.

Comunidade científica e tecnológica se reúne com o futuro ministro Marcos Pontes: Representantes da comunidade científica e tecnológica levaram, em 6 de dezembro, ao futuro ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, os grandes desafios da ciência brasileira para o próximo governo. O tema geral do encontro foi “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável: Debate para o Futuro”. Veja mais informações aqui.