SBPC Recordar

No ano em que completa 70 anos de sua fundação, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) continua se empenando não só em fortalecer a atuação da comunidade científica, da inovação e da educação, mas também se preocupa em manter viva a memória da entidade e da Ciência do País.

Pensando nisso, a SBPC lança o projeto “SBPC Recordar”, que traz uma série de vídeos com depoimentos de personalidades da entidade que participam e/ou participaram desta história septuagenária e lembram com ternura da atuação da entidade em momentos cruciais da vida do País.

A ideia é resgatar a memória afetiva que esses personagens têm de sua participação e atuação nestas sete décadas em que o País passou por ditadura, nova Constituição, industrialização e desindustrialização, expansão das universidades e do sistema de pesquisa e pós-graduação, de aprovação de legislações voltadas ao desenvolvimento científico, bem como da criação de instituições de C&T que fortaleceram e criaram uma agenda para o setor.

Assim, para inaugurar a “SBPC Recordar”, um nome mais que oportuno é o do professor Sergio Mascarenhas, que em maio de 2018 comemorou 90 anos de idade – 71 deles dedicados à atividade científica.

A série “SBPC Recordar” faz sua estreia com oito vídeos curtos, feitos a partir de uma longa e encantadora entrevista gravada há dois anos com o professor Sergio Mascarenhas, no Laboratório Aberto de Interatividade da UFSCar (LabI), com apoio e colaboração do professor Adilson J.A. de Oliveira, então vice-reitor da UFSCar, do professor Francis M.F. Nunes, secretário regional da SBPC e contou com a presença do professor Glaucius Oliva, conselheiro da SBPC.

 

Assista aos vídeos no canal da SBPC no Youtube: