Análises orçamentárias e legislativas

Historicamente, a SBPC atua no Legislativo e Executivo em defesa da ciência, tecnologia e inovação, intermediando os interesses da comunidade científica e agindo em defesa do estabelecimento de orçamentos e regras adequadas à expansão deste importante setor. No intuito de contribuir para o acompanhamento do financiamento do setor, a assessoria parlamentar produz periodicamente análises sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) e execução orçamentária nas unidades da administração pública de interesse para CT&I, Meio Ambiente e Educação.

Como forma de ampliar o acesso a informações estratégicas para entidades que atuam no setor, jornalistas e o público em geral, a SBPC disponibiliza neste espaço análises e tabelas de acompanhamento orçamentário.

Metodologia Todos os dados utilizados são públicos, disponibilizados pelo Ministério da Economia por meio do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP), pelo Congresso Nacional no sistema de tramitação de orçamento e nas leis publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Para atualização a valores correntes é usado o índice IPCA acumulado até o período indicado na tabela, coletado no sistema oficial do Banco Central do Brasil (BCB).

As tabelas e gráficos a seguir podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte.

Ciência, Tecnologia e Inovação

PLOA 2024

PLOA 2023

Série histórica

LOA 2022

Execução

Meio Ambiente

PLOA 2023

LOA 2022

 

Ouça também:
Podcast “O Som da Ciência” (Temporada 3 – sobre orçamentos)