Mostra de vídeos “As Ciências e a Pandemia de Covid-19″

whatsapp-image-2020-08-24-at-15-25-26

CONHEÇA OS VENCEDORES DA MOSTRA AQUI.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou no sábado, 5 de setembro, durante a SBPC Jovem, a Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19″ para estimular e ajudar a promover e difundir as iniciativas audiovisuais de divulgação e conscientização sobre a pandemia de coronavírus no Brasil. A mostra é parte das atividades da versão virtual e estendida da 72ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada entre os meses de setembro e dezembro de 2020.

Nesses meses de pandemia, testemunhamos esforços da comunidade científica, instituições e organizações da sociedade civil para informar o grande público sobre o que é o novo coronavírus, como surgiu, como prevenir, quais os tratamentos disponíveis, as recomendações das organizações internacionais de saúde, as pesquisas em desenvolvimento e seus eventuais resultados, os possíveis fármacos e vacinas, a disseminação da doença no País e no mundo, o seu impacto diferenciado nas diversas regiões, camadas sociais e setores mais vulneráveis da população, os principais desafios à sociedade durante e pós-pandemia etc. Muitas dessas iniciativas buscam também esclarecer dúvidas e informações equivocadas, ou fake news, além de apresentar os procedimentos científicos nas ações de enfrentamento do novo coronavírus.

Grande parte desses trabalhos foram feitos em formato de vídeos, compartilhados nos mais diversos canais pelas redes sociais e por grupos de pesquisa e instituições diversas, constituindo-se em um conjunto significativo de iniciativas de divulgação científica. O objetivo dessa mostra é chamar a atenção para a importância de tais iniciativas, colaborar com a divulgação delas e destacar seus realizadores.

Instituições de ensino e pesquisa, universidades, entidades, grupos de pesquisa e escolas de todo o País estão convidados a participar enviando até dois vídeos para cada uma das categorias – Drops (de até 1 minuto), curta-metragem (de até 10 minutos) e média-metragem (de 10 a 20 minutos). Os interessados podem se inscrever até o dia 16 de outubro ou até o número de inscritos atingir o limite total de 300 vídeos.

Os vídeos inscritos passarão por uma curadoria inicial, indicada pela SBPC, e os selecionados serão publicados em uma playlist no Canal da SBPC no YouTube (youtube.com/canalsbpc), para votação do público e do júri selecionado pela SBPC, em novembro.

Os 9 vídeos mais votados pelo público e os 3 selecionados pelo júri serão divulgados pelos canais da SBPC no dia 25 de novembro. Já os vencedores participarão de sessões de apresentação e bate-papo na semana que encerra a 72ª Reunião Anual da SBPC, entre os dias 1 e 5 de dezembro de 2020.

 

CONFIRA AQUI O REGULAMENTO E PARTICIPE!

AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM – DOWNLOAD.