Observatório das Eleições 2018


RS SC PR RJ ES SP MG MS GO DF BA SE AL PE PB RN CE PI MA TO MT PA RO AC AM RR AP

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, que congrega 142 sociedades científicas afiliadas, sempre lutou, desde a sua fundação, pelo reconhecimento e valorização da ciência e da tecnologia brasileiras. Coerente com sua tradição, e pensando na transição política que haverá com as eleições de outubro, a SBPC marca as comemorações de seu septuagésimo aniversário com ações contínuas e persistentes em defesa da democracia e de políticas públicas adequadas para o País.

Políticas Públicas para o Brasil que Queremos:  A SBPC iniciou um processo, no primeiro semestre de 2018, com a realização de seminários temáticos para discutir com toda a comunidade científica propostas para políticas em diversas áreas, como CT&I, educação básica, graduação e pós-graduação, direitos humanos, comunicações e saúde. Os documentos resultantes desses encontros foram reunidos no caderno “Políticas Públicas para o Brasil que Queremos”, disponível para download, gratuitamente, neste link.

Debate com os presidenciáveis: O “Debate com os presidenciáveis” foi um dos destaques da programação da 70ª Reunião Anual da SBPC. Com base na pesquisa Datafolha, divulgada no mês de junho, a SBPC convidou os três pré-candidatos com maior intenção de voto para falar sobre seus programas e, especificamente, responder às perguntas sobre os temas mais diretamente ligados à comunidade científica e educacional brasileira. Veja mais aqui. Até outubro, outros candidatos se comprometeram em comparecer à sede da SBPC para debater e responder as perguntas da comunidade científica.

Propostas dos candidatos à Presidência da República: O Jornal da Ciência, publicação da SBPC, analisou os planos de governo dos 13 candidatos à Presidência da República protocolados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o dia 15 de agosto, data limite para registro das candidaturas. Observando como essas propostas atendem às reivindicações da comunidade científica que a SBPC levantou ao longo do primeiro semestre, investigamos o que os presidenciáveis planejam para a área de ciência, tecnologia e inovação.

Compromisso dos candidatos: Esta área é dedicada a divulgar o posicionamento dos candidatos, ao Executivo e ao Legislativo, com respeito às proposições gerais sobre os temas mais diretamente ligados à comunidade científica e educacional brasileira. Ao acessar as páginas dos Presidenciáveis e do Legislativo será possível ver o nome e o retorno, daqueles que responderem, sem menção a partidos. Se você é candidato(a) e gostaria de divulgar o seu posicionamento escreva para eleicoes2018@sbpcnet.org.br.

Ações nos Estados em defesa da CT&I: Por meio de suas Secretarias Regionais, a SBPC tem atuado em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação com os candidatos ao governo estadual e Assembleias Legislativas. Em Goiás, a Secretaria Regional lançou a Agenda Goiás em Defesa da CT&I e promoveu um debate com os candidatos ao Governo do Estado. Já em Santa Catarina, a Secretaria Regional lançou a Carta dos Catarinenses sobre CT&I, o Observatório das Eleições em SC e deve promover, nos próximos dias, um debate com os candidatos ao governo do Estado.

Participação da SBPC em debates com presidenciáveis: A SBPC também esteve presente em debates com presidenciáveis na Academia Brasileira de Ciências e no evento “Conhecer – Eleições 2018”.

 

RS SC PR RJ ES SP MG MS GO DF BA SE AL PE PB RN CE PI MA TO MT PA RO AC AM RR AP