SBPC celebra 70 anos no domingo 8 com eventos em vários estados

Cidades com atividades confirmadas incluem São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador

No dia 8 de julho, dia nacional da ciência, ocorre a Marcha pela Ciência em defesa da CT&I e da educação. Nesse dia, além dos 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), comemora-se o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador. A organização do evento, que além da marcha conta com uma série de atividades, é da SBPC junto com o Instituto Moreira Salles, e tem o apoio de cientistas, professores, universitários e divulgadores científicos.

Em São Paulo, as atividades começam às 10h, no Instituto Moreira Salles (IMS), na Avenida Paulista 2424, onde ocorrerá a  apresentação musical Ciência e Música, de Maurício Pereira e um flash mob do grupo Núcleo Arte Ciência no Palco. Às 12h começa a Marcha Pela Ciência, que parte às 12h do IMS até o cruzamento com a Avenida Brigadeiro Luís Antônio. A atividade contará com a participação de bonecos de Olinda, representando quatro grandes cientistas: o físico Albert Einstein, o geógrafo Aziz Nacib Ab`Saber, a psiquiatra Nise da Silveira e o físico José Leite Lopes.

Para além da comemoração, o evento, que é destinado tanto ao público geral como aos pesquisadores, quer chamar a atenção para a queda dramática de investimentos do governo em ciência, tecnologia, inovação e educação no Brasil. Neste momento, no Congresso Nacional e no governo, se iniciam as discussões sobre o Orçamento de 2019. É o instante propício de mobilizar toda a sociedade para impedir que mais cortes afetem negativamente esse setor estratégico para o desenvolvimento do País.

Além de São Paulo, Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte, Fortaleza (CE) e Salvador (BA) já têm atividades programadas para esta data ou dias próximos.

O presidente da SBPC, o físico Ildeu de Castro Moreira, deu a seguinte entrevista para explicar os objetivos da comemoração.

Leia na íntegra: SciAm Brasil