SBPC Educação começa hoje em três campi da Ufal

As atividades serão realizadas de hoje (19) a sábado (21), nos campi da Ufal em Arapiraca, Delmiro Gouveia e Maceió, com o objetivo discutir com professores da educação básica os problemas enfrentados nas escolas. A SBPC Educação antecede a programação geral da 70ª Reunião Anual da SBPC, que acontece de 22 a 28 de julho, em Maceió
Sessão de abertura da SBPC Educação aconteceu nesta quinta-feira, 19. (Foto: Ufal)
Sessão de abertura da SBPC Educação aconteceu nesta quinta-feira, 19. (Foto: Ufal)

Começou na manhã desta quinta-feira (19) e vai até sábado (21), nos campi da Ufal em Arapiraca, Delmiro Gouveia e Maceió, a quarta edição da SBPC Educação, que tem como foco discutir com professores da educação básica os problemas enfrentados em sala de aula e nas escolas. A atividade antecede a programação geral da 70ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada de 22 a 28 de julho, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió.

O tema geral desse ano da 70ª Reunião Anual da SBPC é Ciência, Responsabilidade Social e Soberania, que vem com uma proposta de discutir também a democracia, as estratégias para enfrentar os desafios, presentes e futuros, sobretudo para a educação e a ciência.  “Democracia não é só votar, não é só em ir em outubro a urna eletrônica, mas é também discutir como fazer uma democracia plena” disse Marcelo Karloni, um dos coordenadores da SBPC Educação no campus Arapiraca.

Dentre as várias atividades que compõem a SBPC Educação, como conferências, mesas-redondas e minicursos, haverá sessões de pôsteres com os trabalhos enviados por alunos, pesquisadores, e professores da educação básica contendo relatos de experiências.

De acordo com a organização, o objetivo da SBPC Educação é estimular uma contínua formação dos profissionais e pesquisadores, trazer a educação de base para o ambiente acadêmico de pós-graduação, e proporcionar essa interação, promovendo mais qualidade na educação e uma maior interação entre escola e academia.

Grandes debates em Alagoas 

A 70ª Reunião Anual da SBPC, realizada de 22 a 28 de julho, na Ufal, em Maceió, é realizada pela primeira vez no Estado e contará com mais de 250 atividades, com a participação de pesquisadores renomados e gestores do sistema estadual e nacional de CT&I. As atividades confirmadas na programação científica da SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena e SBPC Cultural estão distribuídas em 85 conferências, 72 mesas-redondas, 41 minicursos, 21 oficinas, 18 sessões especiais, 5 assembleias e 10 encontros.

Este ano a Reunião Anual será ainda mais especial, porque a SBPC comemora os 70 anos de sua fundação. Na programação, várias atividades relembrarão a trajetória e a destacada atuação da entidade na construção do sistema de educação, ciência, tecnologia e inovação brasileiro. Vale lembrar que a história da SBPC, além de ser marcada por muitas lutas em defesa da CT&I, da educação, da democracia, é marcada também pela realização ininterrupta das Reuniões Anuais, desde 1949, um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço privilegiado para debates sobre políticas públicas para a ciência, tecnologia e educação.

Pesquisadores renomados de instituições de várias regiões do Brasil participam desta 70ª Reunião Anual. Paulo Artaxo, professor titular do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP e considerado um dos pesquisadores brasileiros mais citados no mundo, o professor Luiz Pinguelli Rosa, ex-presidente da Eletrobrás e um dos maiores especialistas do País em setor elétrico, e Marcelle Soares-Santos, professora na Universidade Brandeis (EUA), pesquisadora no Fermi National Accelerator Laboratory e única brasileira entre os 16 líderes de grupos de pesquisa que anunciaram em 2017 a observação das ondas gravitacionais, são alguns dos cientistas que estarão presentes às discussões da programação.

Jornal da Ciência, com informações da Ufal