O “Debate com os presidenciáveis” foi um dos destaques da programação da 70ª Reunião Anual da SBPC. Como já é tradição nas reuniões anuais da SBPC, a entidade convidou os três candidatos com maior intenção de votos, de acordo com as pesquisas públicas do Datafolha de junho de 2018, para falar sobre seus programas e, especificamente, responder às perguntas sobre os temas mais diretamente ligados à comunidade científica e educacional brasileira.
O então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (substituído por Fernando Haddad em setembro) foi representado pelo ex-ministro de C&T Sérgio Rezende:
Jair Bolsonaro foi convidado, mas a SBPC não obteve resposta da equipe de campanha até o último dia de atividades do evento, 27.
Marina Silva enviou um vídeo com suas ideias para a área de CT&I e declarou que recebeu as propostas da SBPC e elas serão consideradas em seu programa de governo:
Com a ausência de Bolsonaro, foram convidados Ciro Gomes e Geraldo Alckmin.
Ciro enviou seu vídeo com suas ideias para a área de CT&I e se dispôs a um encontro com a diretoria da SBPC:
Por um problema de agenda, Alckmin não pode comparecer, mas se dispôs a um encontro futuro com a diretoria da SBPC para discutir o setor.
A equipe de Manuela D’Avila, à época pré-candidata, procurou a SBPC para propor um encontro futuro com a diretoria para discutir o setor.
As perguntas foram encaminhadas a todos os demais candidatos e as respostas serão amplamente divulgadas pela SBPC. “O nosso papel é divulgar amplamente as respostas dos candidatos para que a sociedade brasileira tome conhecimento desses posicionamentos, e possa cobrar esses compromissos nos próximos anos”, esclareceu o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.
Até as eleições, outros candidatos se comprometeram em comparecer à sede da SBPC debater e responder as perguntas da comunidade científica.