Escola pública de qualidade entra em debate

No Polêmicas Contemporâneas da TVE

A escola pública de qualidade e os desafios de uma Cidade Educadora’ é o tema do Polêmicas Contemporâneas da próxima segunda-feira (25), na TVE Bahia.

Quem vai falar sobre o assunto é o educador, colunista da Revista Caros Amigos e assessor da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Acre e da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Walter Takemoto. A exibição é às 22h15.

A busca desenfreada que acontece em todo o país por uma escola pública de qualidade é o primeiro tema trazido por Takemoto.

Segundo o educador, as avaliações externas e os indicadores produzidos passaram a ser explorados pela grade imprensa e acabaram ocupando um espaço político nos processos eleitorais que favoreceu o mercado editorial das empresas privadas que publicam materiais didáticos ou pacotes educacionais.

Para ele, a educação virou um grande negócio para os empresários que vivem do lucro que exploram ao se apropriar de parte considerável do orçamento da educação. “Viram na educação e, portanto, no orçamento da educação brasileira um filão rentável e lucrativo para ser explorado’, afirma.

As condições e os indicadores que garantem uma escola pública de qualidade, além das ideias que fundamentam o pensamento educacional também são debatidas neste episódio do programa.

A série Polêmicas Contemporâneas é uma realização da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/UFBA), do Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação Brasileira (Diversifica/UFRB) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).