Uma reflexão crítica acerca dos registros das práticas religiosas nos terreiros de candomblé.
Esse foi o debate trazido pela líder religiosa, Makota Valdina, no Polêmicas Contemporâneas, que vai ao ar na nesta segunda-feira (25), às 22h15, na TVE Bahia.
Makota faleceu na semana passada. No início de 2018 ela levou o debate sobre ‘Tecnologias Modernas e o Candomblé’, fazendo uma reflexão sobre as imagens sagradas da religião, que transitam entre as redes sociais e internet atualmente.
“É o momento da pessoa interagir com aquela energia. São momentos para serem sentidos e as pessoas estão assistindo pela tela do celular”, critica.
Para ela, o uso da tecnologia deve ser ponderado e restrito a alguns momentos. “Devemos fazer bom uso dessa tecnologia e utilizar em palestras ou rodas de conversa”, avalia.
Apesar de entender o dinamismo da cultura, a líder religiosa diz acreditar que a essência, ligada à tradição, deve se manter. “Por tanto tempo a gente não precisou disso.
Foi de boca a ouvido que a gente passou aquilo que a gente recriou, reelaborou e reconstruiu”, completa.
A série Polêmicas Contemporâneas é uma realização da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/UFBA), do Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação Brasileira (Diversifica/UFRB) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).