O sociólogo e secretário de Cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira, vai falar de ‘Cultura e Democracia’ no Polêmicas Contemporâneas desta segunda-feira (29/04). O programa vai ao ar às 23h, na TVE Bahia, com horário alternativo na quarta-feira, 1 de maio, às 19h.
Na apresentação, Juca falou da sua experiencia em gestão pública e de temas que foram incorporados como uma dimensão da cultura durante o período em que esteve à frente da pasta.
O ex-ministro lembrou as dificuldades que enfrentou para construir uma política cultural e os desafios que encarou para fazer desenvolvimento cultural e colocá-lo à disposição da sociedade.
O sociólogo comentou ainda a situação de fragilidade com que a democracia brasileira se viu diante do que ele chamou de “tentativa de interromper processos democráticos”.
Juca afirmou que para a cultura ser valorizada, é necessário a construção de uma democracia no país. “O Estado que está aí é caduco. É incapaz de resolver os problemas do século e não responde as demandas da sociedade”, disse.
A série Polêmicas Contemporâneas é uma realização da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/UFBA), do Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação Brasileira (Diversifica/UFRB) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).