Pesquisa mostra que 90% dos brasileiros querem um maior investimento em ciência e tecnologia

O estudo é resultado da demanda do Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE)

A Pesquisa Percepção Pública da Ciência & Tecnologia no Brasil, em sua 5° edição, mostrou que a maioria dos brasileiros é confiante em relação à ciência e tecnologia. Os números apontam que 73% das pessoas creem que esses setores trazem mais benefícios do que malefícios para a sociedade. Além disso, 90% da população brasileira apoia o aumento de investimentos do governo em ciência e tecnologia.

A pesquisa teve participação de 2,2 mil pessoas com idade entre 16 a 75 anos de todas regiões do país. A maioria das pessoas entrevistadas afirmou que a tecnologia e a ciência são essenciais para que haja o desenvolvimento da nação. Outros temas considerados importantes foram a medicina e saúde, com 79% de preferência, e meio ambiente, com 76%.

Essa pesquisa já foi realizada no Brasil em 1987, 2006, 2010 e 2015. O estudo é resultado da demanda do Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Além disso, contou com colaboração da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia.

Por volta de 60% dos jovens defendem o investimento em ciência 

Foi realizada uma pesquisa amostral no dia 24 de junho pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), a qual mostrou que 60% dos jovens brasileiros são a favor de um aumento nos investimentos que o país faz em relação à ciência. Os dados também apontaram que 34% defendem manter os atuais valores, e apenas 5% acreditam que esses investimentos devem ser diminuídos.

Veja o texto na íntegra: Agência Estado