Mais de 80% dos brasileiros não visitaram feiras de ciências e tecnologia ou bibliotecas

'O detalhe de como a ciência beneficia a sociedade ainda não é percebido', afirma Marcio Miranda, presidente do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos.

Terminou neste sábado (27), em Campo Grande, a maior feira de ciências da América Latina, promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Ana está entre os mais de 80% dos brasileiros que não visitaram feiras de ciências e tecnologia ou bibliotecas. Mais de 70% dos brasileiros apoiam os investimentos em pesquisa e acham importante ciência e tecnologia.

Num experimento, pessoas usam óculos especiais e são transportadas para 1919. Elas estão vendo o eclipse que aconteceu lá no Ceará e que ajudou os cientistas a comprovar a Teoria da Relatividade de Einstein. O que o cientista descobriu no século passado, faz parte da vida das pessoas hoje.

“O GPS, se você não utilizar as correções da relatividade geral, você vai chegar no lugar errado”, diz o astrônomo Ricardo Ogando.

“O detalhe de como a ciência beneficia a sociedade ainda não é percebido”, afirma Marcio Miranda, presidente do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos.

Os visitantes da SBPC descobriram que um satélite brasileiro pode pôr fim às perdas de sinal de celular, de GPS. Ele vai estudar as bolhas de plasma que interferem na comunicação.

Mas quando a pergunta é sobre os cientistas brasileiros, 90% dos entrevistados não conhecem ou sabem nomes.

Veja a reportagem completa: G1/Jornal Nacional