Andifes divulga nota em defesa das Instituições Federais de Ensino Superior

“Reafirmamos, nesse sentido, os princípios que orientam a nossa posição quando da apreciação de toda proposta destinada às universidades federais: a diversidade do sistema, a integridade das instituições, seu caráter público, gratuito, inclusivo e de qualidade, bem como a defesa irrestrita da autonomia universitária e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tal como expresso no art. 207 da Constituição Federal”, ressalta na nota

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou nessa quinta-feira, 22 de agosto, uma nota em defesa das universidades federais e sobre a necessidade de mais debate sobre o programa Future-se com as comunidades acadêmicas.

Na nota, a entidade reitera que o desbloqueio de recursos contingenciados deve ser tratado como prioridade para garantir o funcionamento imediato das instituições e a execução plena do orçamento determinado pela Lei Orçamentária Anual para o ano de 2019 (LOA 2019).

Sobre o programa Future-se, apresentado pelo Ministério da Educação em julho, a Andifes reitera o compromisso de se debater e refletir de forma profunda sobre o programa com comunidades acadêmicas e outras entidades representativas, bem como com todos os parlamentares “pactuados com o destino da educação em nosso país”.

“Reafirmamos, nesse sentido, os princípios que orientam a nossa posição quando da apreciação de toda proposta destinada às universidades federais: a diversidade do sistema, a integridade das instituições, seu caráter público, gratuito, inclusivo e de qualidade, bem como a defesa irrestrita da autonomia universitária e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tal como expresso no art. 207 da Constituição Federal”, ressalta a Andifes.

Confira a nota na íntegra neste link.

Jornal da Ciência