SBPC e ABC apoiam esforço do MCTI de manter investimentos no setor

A SBPC e a ABC divulgaram carta aberta enviada ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, manifestando apoio às iniciativas de buscar recursos para manter os programas da área.
São Paulo, 23 de julho de 2015
SBPC-179/Dir
Excelentíssimo Senhor
Ministro  ALDO REBELO
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Brasília, D.F.
Senhor Ministro,
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) vêm, por meio deste ofício, manifestar seu inteiro apoio e incentivo às gestões que V.Exa. vêm empreendendo no sentido de buscar recursos financeiros, inclusive fora da País, para garantir a manutenção e continuidade dos programas nacionais de ciência, tecnologia e inovação.
Temos consciência do momento difícil que afeta a situação econômica do País. No entanto, sua atuação tem demonstrado que o Governo Federal está consciente de que, mesmo em situações de crise, é necessário continuar investindo em áreas que são estruturantes para o desenvolvimento e o futuro da sociedade, como é o caso dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) e outros grandes programas estratégicos de CT&I. 
Fontes de recursos externos, como do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entre outros, são de extrema relevância para atender a situações em que os países necessitam de ajuda para dar continuidade aos seus programas de desenvolvimento social e econômico.
Ao buscar financiamento para a preservação dos investimentos necessários às atividades em curso nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, que são de longo prazo e precisam de um fluxo contínuo de recursos, o MCTI demonstra uma visão de política de Estado para área. E para tanto pode contar com o nosso apoio inconteste.
Cordiais Saudações
HELENA B. NADER      JACOB PALIS
Presidente da SBPC Presidente da ABC