Os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovaram, em Assembleia Geral Extraordinária, a adesão à paralisação nacional pela educação marcada para estas quarta (2) e quinta-feira (3). A reunião para votação foi convocada pela diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe).
As atividades que serão realizadas nos três campi da instituição serão definidas em reunião com o movimento estudantil na tarde desta segunda-feira (30). A Adufepe também participará de ato no Congresso Nacional, em Brasília (DF). “Estamos vivendo a pior ditadura deste país: a ditadura do capital financeiro internacional, onde você não sabe quem é o inimigo. Sem uma grande mobilização, a gente não derrota o governo”, afirmou o diretor da Adufepe, Audísio Costa.
A mobilização nacional em defesa da educação, ciência e tecnologia vai englobar diversas ações no Congresso Federal e nos demais estados do país. Ex-ministros da Educação e membros do Fórum Nacional Popular de Educação vão se reunir na quarta para apresentar documentos com diagnósticos, propostas políticas e estratégias destinadas ao campo educacional no intuito de reverter as constantes ameaças e restrições aplicadas aos setores. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) programou uma Marcha pela Ciência, e a União Nacional dos Estudantes (UNE) fará uma paralisação para chamar a atenção para as questões relacionadas aos alunos.
Veja o texto na íntegra: Diário de Pernambuco