Prestes a ter início a votação da PEC dos Fundos (Proposta de Emenda à Constituição 187/2019), nesta quarta-feira, 4 de março, Gianna Sagazio, diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e coordenadora da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), falou para a série de vídeos “Grandes Temas”, da SBPC, “Por que não podemos extinguir o FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)”. A votação foi concluída nesta manhã com uma importante vitória para a comunidade científica, a retirada do FNDCT do texto que extinguiu fundos públicos para o pagamento da dívida pública.
“O FNDCT foi fundamental para o desenvolvimento de projetos de ciência, tecnologia e inovação estratégicos para o País. Nós tivemos o projeto Sirius, o Reator Multipropósito, o laboratório de sequenciamento de DNA, os processos industriais do SENAI CIMATEC. Nós acreditamos que o FNDCT é fundamental para o desenvolvimento do País”, afirma em seu depoimento, que pode ser visto na íntegra neste link.
A série foi lançada na última semana e já conta com comentários do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, da vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente de honra da SBPC, Helena Nader, e do pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Adalberto Val.
Para acompanhar o debate em defesa do FNDCT, basta acessar a playlist da série “Grandes Temas”, no Canal SBPC.
Jornal da Ciência