A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) abre as atividades da Marcha Virtual pela Vida, nesta terça-feira, 9 de junho, com dois painéis pela manhã. O primeiro, que será realizado às 9h, reúne 14 especialistas de diferentes áreas do conhecimento para uma discussão sobre “As ciências e a vida”. Logo em seguida, às 10h30, o debate será sobre “Saúde e Educação no município: uma plataforma em defesa da vida!”.
O primeiro painel, “As Ciências e a Vida”, será transmitido pela TV SBPC, no Youtube a partir das 9h. Com apresentação do jornalista Herton Escobar e coordenação do presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, a discussão contará com a participação de Aldo Zarbin (Química), Brígido Camargo (Psicologia), Douglas Galante (Astrobiologia), Fausto Nilo (Arquitetura), Ima Vieira (Ecologia), Isabel Lustosa (História), Ismar Carvalho (Geologia), Maurício Barreto (Saúde Coletiva), Mercedes Bustamente (Biologia), Otávio Velho (Antropologia), Paulo Artaxo (Física), Pedro Vasconcelos (Medicina), Renato Janine (Filosofia) e Sidarta Ribeiro (Neurociências).
Às 10h30, o painel “Saúde e Educação no município: uma plataforma em defesa da vida!” será moderado por Luciano Mendes, secretário regional da SBPC em Minas Gerais e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Contará com a participação de Marileide Lopes dos Santos, diretora da escola M. Vila Fazendinha, Alziar de Oliveira Jorge, diretora do Hospital Risoleta T. Neves e professora da UFMG, Marcos Cezar Freitas, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Wagner Souza, do SindaCS-RJ, Hisham Mohamed Hamida, secretário de Saúde de Goianésia e diretor do Consems, e Marcelo Ferreira da Costa, dirigente municipal de Educação de Goiânia e vice-presidente da Undime. A transmissão será no canal Marcha pela Ciência Minas, neste link.
A Marcha Virtual pela Vida é organizada pela Frente pela Vida, movimento conduzido pela SBPC com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a o Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e a Rede Unida. A manifestação já recebeu a adesão de mais de 300 entidades, instituições e movimentos de todos os setores da sociedade civil, além do apoio de intelectuais e artistas de todo o País.
Confira nos links abaixo tudo sobre as atividades da Marcha Virtual pela Vida:
Informações sobre a manifestação estão disponíveis no site oficial da Marcha (www.marchavirtualpelavida.org.br) e nas redes sociais da SBPC – Fabebook, Youtube, Twitter e Instagram (@SBPCnet).
Veja como participar da Marcha Virtual pela Vida no dia 9 de junho!
Jornal da Ciência