Atividades nacionais no Dia V: a Marcha pela Vida

Após as atividades locais da manhã, as ações nacionais têm início às 12h com um tuitaço e a manifestação virtual em Brasília. Às 13h será realizado um painel com depoimentos de representantes de setores diversos e de personalidades. Às 16h, será entregue virtualmente a declaração da Frente pela Vida a parlamentares em ato político

whatsapp-image-2020-05-28-at-18-21-19Com um tuitaço ao meio-dia, a Marcha Virtual pela Vida dará início às mobilizações nacionais, utilizando as hashtags #MarchapelaVida e #FrentepelaVida. Das 13h às 15h, será transmitido o painel “Apresentação do Manifesto Marcha pela Vida e depoimentos” e às 16 h haverá um ato político virtual de entrega da declaração Marcha pela Vida a parlamentares.

O manifesto que fundamenta a Marcha será apresentado no painel das 13h e seguido por depoimentos de juristas, artistas, lideranças indígenas, usuários do SUS, trabalhadores, representantes religiosos e estudantis, cientistas, ambientalistas e outras personalidades de setores diversos.

Logo em seguida, às 16h as entidades da Frente pela Vida, movimento que organiza a Marcha, realizam um ato político virtual de entrega do manifesto “Marcha Pela Vida” para as frentes parlamentares temáticas nos temas afins dos pontos da declaração e presidentes das comissões da Câmara e do Senado especiais da covid-19.

A Frente pela Vida é conduzida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e a Rede Unida. Mais de 400 entidades da sociedade civil já se juntaram a elas para apoiar a manifestação.

A Marcha Virtual pela Vida se encerra com uma apresentação do coral da Fiocruz, às 18h. Todas as atividades serão transmitidas pelo site oficial da Marcha Virtual pela Vida (www.marchavirtualpelavida.org.br) e pelo canal da SBPC no YouTube (https://www.youtube.com/user/canalsbpc).

Os participantes da Marcha Virtual pela Vida também poderão mostrar na internet onde estão se manifestando em tempo real, por meio do aplicativo Manif.app, ferramenta criada na França e que já vem sendo utilizada no País para manifestações em tempos de coronavírus. Muito simples de navegar, o aplicativo permitirá que as pessoas mostrem seu apoio à manifestação por meio de um avatar, obedecendo as recomendações da OMS de distanciamento social para evitar a disseminação da covid-19.

Jornal da Ciência