Tags:

Rio+20: Prêmio Muriqui 2012 será entregue hoje a SBPC e aos cientistas Joly e Lovejoy

O Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica fará hoje a entrega do Prêmio Muriqui 2012 - uma das principais homenagens às ações ambientais no País –, durante a Rio+20, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e aos cientistas Carlos Alfredo Joly e Thomas Lovejoy. O evento acontece às 16h, no Auditório A, do Pavilhão do Governo do Estado do Rio de Janeiro, no Parque dos Atletas, durante o seminário “As Reservas da Biosfera e a Rio+20”.

O Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica fará hoje a entrega do Prêmio Muriqui 2012 – uma das principais homenagens às ações ambientais no País –, durante a Rio+20, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e aos cientistas Carlos Alfredo Joly e Thomas Lovejoy. O evento acontece às 16h, no Auditório A, do Pavilhão do Governo do Estado do Rio de Janeiro, no Parque dos Atletas, durante o seminário “As Reservas da Biosfera e a Rio+20”.

Na categoria pessoa jurídica, a premiação deste ano será dedicada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em reconhecimento ao papel da instituição nas discussões sobre o Código Florestal e aos constantes alertas sobre as consequências dessa legislação nas florestas brasileiras. O prêmio será entregue a presidente da SBPC, Helena Nader.

A homenagem é constituída de uma estatueta de bronze e de um diploma aos premiados (pessoas físicas e jurídicas nacionais ou internacionais) que tenham se destacado em benefício da proteção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável ou do conhecimento científico da Mata Atlântica.

Na categoria pessoa física, o prêmio será entregue ao cientista Carlos Alfredo Joly, professor titular em ecologia vegetal pela Universidade de Campinas (Unicamp) e mentor do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo, denominado BIOTA-FAPESP.

A premiação será entregue também ao ambientalista norte-americano Thomas Lovejoy, em uma edição especial. O cientista é reconhecido mundialmente pela sua atuação em defesa do meio ambiente e estudioso da Amazônia há mais de 40 anos.