Especialistas debatem os problemas com o financiamento da ciência no Brasil, com foco nos cortes orçamentários, o contingenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), principal fonte de recursos para pesquisa no País, e a luta das representações institucionais da ciência e tecnologia junto ao parlamento, nesta quinta-feira, 16 de julho. Os debates são parte da programação científica da Mini Reunião Anual Virtual da SBPC, que acontece até sexta-feira, 17 de julho, sempre com um painel ao meio-dia e uma conferência às 18h. Toda a programação é transmitida pelo canal do YouTube da SBPC.
O painel “A situação da CT&I no Brasil”, das 12h, contará com a participação do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Ferreira Vilela, do ex-ministro da CT&I, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e presidente de honra da SBPC, Sergio Machado Rezende, do presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Fábio Guedes Gomes, do deputado Alessandro Molon (CD) e do engenheiro químico e líder da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), de Pedro Wongtschowski.
Às 18h, o físico teórico, professor aposentado da Universidade do Porto e deputado da Assembleia da República, órgão legislativo de Portugal, Alexandre Quintanilha, fala sobre ciência e parlamento. A sessão contará com a participação da deputada federal Margarida Salomão (PT/MG) e do deputado federal João H. Campos (PSB/PE), comentando como o tema é abordado no Congresso brasileiro.
A atividade de quinta-feira se encerra com a retransmissão do vídeo com homenagens dos parlamentares ao Dia Nacional da Ciência e ao aniversário de fundação da SBPC, celebrados em 8 de julho.
A “Mini Reunião Anual Virtual da SBPC”, que vai até o dia 24 de julho, contará com uma série de atividades virtuais, como conferências e painéis, além dos WEBMinicursos. O evento é uma versão online e reduzida de sua 72ª Reunião Anual, que aconteceria de 12 a 18 de julho, na UFRN, em Natal. Realizado ininterruptamente desde 1949, o maior evento científico da América Latina precisou ser adiado por conta da pandemia de coronavírus, ainda com nova data a definir. A SBPC vai realizar o evento virtual para marcar esse período tão emblemático para a ciência brasileira em que tradicionalmente aconteceria o encontro.
Mais informações no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/mini-ravirtual.
ASSISTA:
Participe!
Jornal da Ciência