Evento da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti) traz como tema central deste ano a “Tecnologia para um Brasil inovador e competitivo”.
Começa amanhã (14), em Brasília, o Congresso Abipti 2012. Na abertura, às 19h, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp estará presente para falar sobre a importância das entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (EPDIs) na política de inovação brasileira e possíveis alternativas para fortalecer os institutos responsáveis pela aproximação das empresas com as universidades.
Também participarão os presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva; do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Mariano Laplane; da Abipti, Isa Assef; e a superintendente executiva da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anpei), Sheila Pires.
No dia seguinte (15), às 8h30, será a vez do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix, participar, como debatedor, da conferência sobre as “Necessidades e potencialidades das EPDIs (entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação) para a inovação”.
A edição de 2012 do Congresso da Abipti abordará o tema “Tecnologia para um Brasil inovador e competitivo”. Além de debates sobre o marco legal da inovação e a importância dos institutos de pesquisa na aproximação das universidades com o setor produtivo, serão apresentados cerca de 40 trabalhos científicos em torno do tema central do evento.
Com o patrocínio da Finep, MCTI, Sebrae e CNPq – o congresso tem como público-alvo pesquisadores, gestores, empresários e estudantes da área de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Abipti é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne organizações públicas e privadas de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, presente nas cinco regiões e 27 unidades da Federação.
Confira a programação completa e mais informações no site www.abipti.org.br/congresso2012.