A SBPC em parceria com a Casa da Ciência da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e o Projeto Portinari realizam nesta sexta-feira (9) um encontro especial com João Candido Portinari, filho do artista plástico Candido Portinari. Serão realizadas atividades ambientais e oficinas com experimentos científicos para comemorar o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, no Rio de Janeiro.
Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2001 para incentivar a discussão sobre o papel da ciência na construção de um mundo melhor, a data é celebrada em todo o mundo no dia 10 de novembro, mas neste ano a organização no País decidiu antecipar a comemoração para a véspera do dia oficial.
A programação tem início às 9h com atividades destinadas às crianças com plantio de sementes, montagem de árvore com mensagens de paz e uma tenda para a realização de experimentos científicos. Vale destacar que o objetivo é fortalecer cada vez mais a ciência no Brasil e sensibilizar o público para temas como desenvolvimento sustentável e o papel do ‘conhecimento’ na sociedade, segundo a presidente da SBPC, Helena Nader.
A grande atração é a palestra de João Candido Portinari diante do painel Guerra e Paz, doado pelo Governo Federal, em 1956, para a sede da ONU, com mediação do diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do MCTI e professor da UFRJ, Ildeu Moreira.
A palestra será transmitida via web, às 14h, com a participação de dois intérpretes de libras. Quem não puder comparecer poderá enviar perguntas pelo e-mail cienciapelapaz@casadaciencia.ufrj.br ou via Twitter. O evento inclui ainda a cerimônia de premiação dos participantes do Concurso de Arte Portinari e Meio Ambiente (16h).
A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Müller, nº 3, Botafogo, Rio de Janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2542-7494.
Ascom SBPC