SBPC atualiza professores em laboratório de informática móvel, montado num ônibus


Um laboratório de informática móvel, montado num ônibus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), tem servido de local para aulas e palestras de atualização de professores da rede pública de ensino de Alcântara, no Maranhão. As atividades integram a Reunião Especial da SBPC no município, que começou na segunda-feira (22/04) e irá até sexta (26/04).

Um laboratório de informática móvel, montado num ônibus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), tem servido de local para aulas e palestras de atualização de professores da rede pública de ensino de Alcântara, no Maranhão. As atividades integram a Reunião Especial da SBPC no município, que começou na segunda-feira (22/04) e irá até sexta (26/04). Na sala itinerante, duas biomédicas, estudantes de pós-graduação da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), dão palestras sobre os temas “O computador como instrumento na aula de Biologia” e “Doenças Sexualmente Transmissíveis virais – como abordar a temática na sala de aula).

As duas pós-graduandas usam palestras e programas de computador especialmente desenvolvidos para atualizar os professores nos temas abordados. “Trouxemos para os docentes daqui um material sofisticado, que inclui programas de computador e indicações para o uso da internet”, conta Carolina Córdula, que faz pós-doutorado em Bioquímica. “Queremos empolgá-los para que melhorem suas aulas. Com o trabalho que fizemos aqui esperamos contribuir para que haja mudança nas escolas de Alcântara, que têm muitos problemas, desde a falta de material didático até a dificuldade de transporte de professores e alunos.”

A também biomédica Camila Accardo, aluna de doutorado em Biologia Molecular, pensa de maneira semelhante. Ela acredita que as palestras que ministra, junto com Carolina, podem contribuir para encurtar a distância entre dois mundos, entre dois “brasis”. “O Brasil não é só as grandes capitais, também é o país das pequenas cidades, com uma realidade diferente, onde muitas vezes as dificuldades são maiores, principalmente na área de educação”, diz. “Essa reunião da SBPC, que é especial mesmo, está contribuindo para aproximar todo mundo.”

Além das palestras, os professores receberam material digital, que poderá ser usados em suas aulas. Por isso, os que participaram das palestras desembarcaram do ônibus-laboratório satisfeitos e com outra cabeça. Alessandro Boueres Gonçalves é um deles. Ele leciona matemática para os alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Cidade de Alcântara, localizada no povoado de Itamatati, a cerca de 50 km da sede do município, e achou muito proveitoso ter participado da atividade proporcionada pela SBPC. “Saí da palestra com mais conhecimento que tinha quando entrei”, disse. “Agora vou passar isso para meus alunos. Só lamento que esse tipo de reunião da SBPC não aconteça regularmente.”

Para Elmadã Ferreira Lopes, professora de Língua Portuguesa, a experiência também foi marcante. “Aprendi muito na palestra, principalmente sobre aids e outras doenças sexualmente transmissíveis”, contou ela, que também é diretora adjunta da Escola Municipal Governador Newton de Barros Bello, do povoado de Raimundo Su, a cerca de 60 quilômetros de Alcântara. “Eu, a escola e os alunos saímos ganhando com a atividade. Por isso, agradeço a SBPC por essa oportunidade. A nossa escola estará sempre de portas abertas para ela.”

(Evanildo da Silveira – de Alcântara)