A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, e o secretário-geral, Aldo Malavasi, entregaram hoje (10/10) pela manhã, ao governador do Acre, Tião Viana, o cartaz impresso da 66ª Reunião Anual da Sociedade, que será realizada em 2014, na capital do estado, Rio Branco. Também participaram do encontro, a reitora em exercício da Universidade Federal do Acre (UFAC) e coordenadora local da 66ª Reunião Anual, Margarida de Aquino Cunha, e o deputado federal Sibá Machado (PT-AC). A entrega do cartaz também marca o início das atividades do evento do ano que vem.
Na ocasião, Helena pediu apoio para o governador para a realização da SBPC Jovem e a SBPC Mirim, que ocorrerão durante a 66ª Reunião Anual. Segundo Malavasi, essa entrega foi o pontapé inicial para a preparação do evento do ano que vem, que terá como tema central “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras”. Ontem, Helena, Malavasi e o deputado haviam visitado a UFAC, com o objetivo de conhecer a estrutura da universidade, que sediará a Reunião. “Existe uma infraestrutura bem montada, por isso, a universidade tem ampla condições de receber o evento”, disse Malavasi.
A realização da 66ª Reunião Anual coincide com os 50 anos de criação da UFAC e os 40 anos de sua federalização. Nesse meio século de existência, a universidade se consolidou como uma instituição estratégica para a o desenvolvimento do estado do Acre e da Amazônia. Fundada como Faculdade de Direito em março de 1964, por meio do Decreto Estadual nº 187, e federalizada dez anos depois, a UFAC se destaca hoje na região por sua atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, atendendo as demandas sociais, formando professores de nível médio e fundamental e profissionais de saúde. A instituição também tem atuação importante em pesquisas sobre o manejo de recursos naturais da região.
Além disso, por sua localização geográfica, a UFAC tem também impacto na área da tríplice fronteira do Brasil, Peru e Bolívia, e penetração internacional crescente, com diversos acordos de cooperação com instituições de outros países. Hoje a universidade possui 45 cursos de graduação, dos quais 33 em Rio Branco e 12 em Cruzeiro do Sul; mais de 9.500 alunos matriculados e seis cursos de mestrado em funcionamento; além do Novo Campus Fronteira, que está sendo construído em Brasileia; e do Centro de Excelência em Energia em construção.
Cartaz
O cartaz da 66ª Reunião Anual, apresentado ontem ao governador, foi escolhido pela SBPC a partir de dois modelos desenvolvidos pela equipe da UFAC. “Os dois eram muito bons, tanto que o vencedor ganhou por um voto de diferença”, contou Malavasi. “O cartaz escolhido traz o mapa do Brasil, com a Amazônia em destaque, inclusive mostrando seu avanço nos países vizinhos.”
De acordo com ele, o cartaz trará o tema do evento “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras” em três línguas: português, espanhol e inglês. Diante da magnitude do tema, Malavasi informou que apresentá-lo nas três línguas é importante para mostrar a internacionalização da reunião. “Vamos ter pesquisadores de outros países, por isso, é fundamental termos, pelo menos, o tema central da reunião nesses idiomas”, explicou.
Visita
A visita de ontem de Helena e Malavasi ao campus da UFAC serviu também para reforçar o planejamento geral da 66ª Reunião Anual da SBPC, que já está sendo realizado. Um passeio pelo local possibilitou a adesão de novas ideias ao projeto, que tornará possível a realização do evento. “O Acre é um pedaço do Brasil que nos emociona”, disse Helena, ao reforçar a expectativa gerada pela UFAC ao sediar o evento. “Tenho certeza que será incrível”.
Margarida, a reitora em exercício da UFAC, falou sobre a motivação que a equipe está manifestando, devido à magnitude de realizar um evento científico que é referência para o país e para o mundo. “O Acre está preparado”, declarou. “A UFAC também está preparada para realizar um trabalho que marque sua história”.
Malavasi se referiu à relação da UFAC com a comunidade externa. “Chegou o momento de a população perceber o quanto a universidade é importante, já que, em 2014, terá a presença de pesquisadores, estudantes e profissionais de todo o mundo, além de muitas outras novidades em seu cronograma”, disse.