“Brasil reduz recursos para uma área que tem papel transformador”, afirma presidente da SBPC

Em entrevista ao programa Giro Nordeste, da TVE Bahia, Ildeu de Castro Moreira fala sobre a redução de orçamento para CT&I e o papel da ciência no enfrentamento da pandemia

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, falou sobre o colapso do sistema de saúde provocado pela pandemia e a previsão de redução do orçamento para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em 2021, em entrevista ao programa Giro Nordeste, da TVE Bahia. O programa foi transmitido nessa quinta-feira, 18 de março.

Moreira chamou atenção para os cortes orçamentários no setor, que vêm se acentuando desde 2016, e que este ano são ainda mais profundos.  “O orçamento do MCTI previsto para 2021, de R$ 2,7 bilhões, é menos de 1/3 do que era há 10 anos. O decréscimo para a área de ciência, tecnologia e inovação foi drástico e isso tem afetado muito nossas universidades, instituições de pesquisas e laboratórios”, comentou.

“Enquanto a Espanha, China e Estados Unidos e Europa estão aumentando o orçamento para ciência, tecnologia e inovação nessa pandemia, o Brasil está diminuindo. Essa situação é muito ruim para a ciência e para o País como um todo. O Brasil reduz recursos para uma área que tem papel transformador”, lamentou.

O presidente da SBPC, que também é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), abordou ainda a importância da divulgação científica neste momento de pandemia para mostrar o papel da ciência no desenvolvimento de vacinas, fármacos e equipamentos hospitalares e contra o negacionismo.

O programa Giro Nordeste, ancorado por Juraci Santana, contou com a participação de jornalistas dos estados da Bahia, Ceará, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Espírito Santo.

Veja aqui a entrevista na íntegra.

Jornal da Ciência