Tags:

Recursos fracassam no financiamento da pesquisa

Em reportagem publicada hoje (9/4) no SciDev.Net, a jornalista Lisbeth Fog, correspondente na Colômbia, apresenta alguns exemplos de utilização de royalties oriundos da exploração de recursos naturais, sobretudo do petróleo, para financiamento público da ciência, tecnologia e inovação. O portal, que trata de ciência, tecnologia e meio ambiente nos países em desenvolvimento, destaca que no Brasil a luta da comunidade científica para garantir a aplicação dos royalties do pré-sal na CT&I não obteve sucesso até o momento. A presidente da SBPC, Helena Nader, em entrevista publicada na reportagem, ressalta que além de não obter nenhuma parte dos recursos do pré-sal para o setor, ainda houve perda maior em 2013.
Reportagem publicada no SciDev cita os exemplos do Brasil, Colômbia, Nigéria e Uganda
Em reportagem publicada hoje (9/4) no SciDev.Net, a jornalista Lisbeth Fog, correspondente na Colômbia, apresenta alguns exemplos de utilização de royalties oriundos da exploração de recursos naturais, sobretudo do petróleo, para financiamento público da ciência, tecnologia e inovação. O portal, que trata de ciência, tecnologia e meio ambiente nos países em desenvolvimento, destaca que no Brasil a luta da comunidade científica para garantir a aplicação dos royalties do pré-sal na CT&I não obteve sucesso até o momento. 
A presidente da SBPC, Helena Nader, em entrevista publicada na reportagem, ressalta que além de não obter nenhuma parte dos recursos do pré-sal para o setor, ainda houve perda maior em 2013. Com lei aprovada pelo Congresso, os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) oriundos do petróleo (CT-Petro), que no ano passado equivaliam a quase metade do FNDCT, cerca de R$ 1,6 bilhão, deixaram de existir para o setor, e foram direcionados para a educação e saúde.
Em países africanos, como a Nigéria e Uganda, legislações sugerindo a aplicação de recursos do petróleo em ciência e tecnologia não obtiveram sucesso. A reportagem destaca ainda o exemplo da Colômbia onde, embora a aplicação de recursos do petróleo em C&T venha acontecendo, há diversos questionamentos de cientistas sobre a orientação política dos projetos científicos escolhidos pelo governo do País.