Tags:

Curso de Jornalismo científico no Acre/SBPC

A Escola Brasil de Jornalismo Científico (EBJC) realiza sua segunda edição do curso de Extensão em Jornalismo Científico, em Rio Branco, no Acre, de 16 a 29 de julho de 2014. A EBJC é um curso de inverno, gratuito, intensivo, que ocorre junto com a 66ª Reunião Anual da SBPC. A inscrição para o processo seletivo será de 26 a 31 de maio. Os resultados serão anunciadas nos dias 5 e 6 de junho, no site da Escola, http://www.ebjc.com.br. Nesta segunda edição da EBJC são oferecidas doze (12) bolsas nacionais (dois estudantes por região) e duas bolsas para os alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac).
O curso é gratuito e destinado a alunos de graduação 
A Escola Brasil de Jornalismo Científico (EBJC) realiza sua segunda edição do curso de Extensão em Jornalismo Científico, em Rio Branco, no Acre, de 16 a 29 de julho de 2014.  A EBJC é um curso de inverno, gratuito, intensivo, que ocorre junto com a 66ª Reunião Anual da SBPC.  A inscrição para o processo seletivo será de 26 a 31  de maio. Os resultados serão anunciadas nos dias 5 e 6 de junho, no site da Escola, http://www.ebjc.com.br.  Nesta segunda edição da EBJC são oferecidas doze (12) bolsas nacionais (dois estudantes por região) e duas bolsas para os alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac).

É destinada a alunos de graduação dos dois últimos anos em Jornalismo (5o ao 8º semestres). Acontece na sede da Universidade Federal do Acre (Ufac),  em Rio Branco, junto com a  66ª Reunião Anual da SBPC, que tem como tema central: “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras”. Os alunos selecionados terão bolsas de estudo integrais, com todas as despesas custeadas pela organização do evento, que conta com o apoio do Labjor/Unicamp, da SBPC, do CNPq, da Intercom, da SBPJOR, entre outras instituições acadêmicas e científicas. 
O objetivo da EBJC é despertar o interesse e capacitar estudantes de Jornalismo para atuação em diferentes suportes e formatos midiáticos na cobertura de Ciência,Tecnologia e Inovação. Pretende, também, melhorar a formação do futuro profissional de imprensa para a cobertura de CT&I de forma contextualizada e analítica, ampliando assim o conhecimento público sobre a produção científica do país e sua política científica. Dos nove alunos que participaram da Edição Piloto, durante a SBPC de Goiânia, cinco deles cursam mestrado em Jornalismo Científico (no Labjor/Unicamp e na Friocruz-JC). Os demais atuam na mídia. 
Será realizada de 16 a 29 de julho. Conta  com aulas teóricas e práticas. Durante a EBJC, após as aulas teórico-práticas com cientistas da região e jornalistas especializados,  os alunos farão uma visita à Xapuri (Museu Chico Mendes). Em seguida, durante a realização da SBPC (22 a 27 de julho)  terão contato direto com a comunidade científica brasileira  e internacional. Com a orientação dos jornalistas-professores farão coberturas multimídia, diárias, em tempo real, sobre as conferências, mesas-redondas, palestras, SBPC-Indígena, SBPC-Cultural, ExpoT&C. 
É uma realização do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Educação, Ciência e Sociedade”, do CNPq, liderado pela Profª Drª Graça Caldas, no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e integrado pela pesquisadora Adriana Cohen Lima, coordenadora da EBJC, junto com a profa. Graça Caldas. Conta com o apoio do Labjor/Unicamp, do CNPq, da SBPC, da Intercom, da SBPJor e do FNPJ. 
Mais informações
Graça Caldas:  gcaldas@unicamp.br  tels (19) 32874424 e (19) 996011389