Tags:

Câmara homenageia o cientista Mario Schenberg

Foi realizado na última terça-feira (02/07) uma sessão solene em homenagem ao centenário do cientista Mário Schenberg, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os participantes lembraram que Mario Schenberg (Recife, 2 de julho de 1914 — São Paulo, 10 de novembro de 1990), viveu uma vida intensa, de atuação marcante nas décadas de grande efervescência cultural no Brasil, dos anos trinta aos anos setenta, atuando diretamente na ciência, formação de cientistas e instituições, na política, na promoção e interpretação das artes e de artistas. Professor Catedrático da Universidade de São Paulo (USP), desde 1944, estabeleceu a prática da física teórica e matemática no Brasil, segundo informações da Sociedade Brasileira de Física (SBF).
Foi realizado na última terça-feira (02/07) uma sessão solene em homenagem ao centenário do cientista Mário Schenberg, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Os participantes lembraram que Mario Schenberg (Recife, 2 de julho de 1914 — São Paulo, 10 de novembro de 1990), viveu uma vida intensa, de atuação marcante nas décadas de grande efervescência cultural no Brasil, dos anos trinta aos anos setenta, atuando diretamente na ciência, formação de cientistas e instituições, na política, na promoção e interpretação das artes e de artistas. Professor Catedrático da Universidade de São Paulo (USP), desde 1944, estabeleceu a prática da física teórica e matemática no Brasil, segundo informações da Sociedade Brasileira de Física (SBF).
 
Entre os presentes na sessão solene estavam José Leonardo Ferreira, professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB), que foi representando a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a SBF, Ana Clara Guerrini Schenberg, professora da USP e filha do homenageado, e Adalberto Fazzio, diretor do Instituto de Física da  USP e ex-presidente da SBF.
 
(Ascom SBPC)