Fapema cria Câmara de Assessoramento

O objetivo, segundo o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, é contribuir com a melhoria de políticas, normas e procedimentos da Fapema e ampliar o diálogo com sociedade civil e pesquisadores do Estado

fapemaO diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), André Luis Silva dos Santos, divulgou no dia 10 de junho uma circular anunciando a criação de uma Câmara de Assessoramento (CA). Trata-se de uma comissão consultiva de deliberação, subordinada à Diretoria Executiva da Fundação, que será responsável por assessorar a Fapema na análise de assuntos de sua competência. O objetivo, segundo Santos, é contribuir com a melhoria de políticas, normas e procedimentos da Fundação, além de discussão das demandas de fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Conforme informou ao Jornal da Ciência o diretor-presidente da Fapema, a Câmara de Assessoramento contará com cerca de 50 pessoas, e a partir dela será criada outra Câmara, menor, para dar suporte em assuntos específicos, como, por exemplo, leitura de editais. “Queremos ampliar o diálogo com a sociedade civil, professores e pesquisadores de todas as áreas da ciência para que a Fapema tenha uma contribuição mais efetiva para a sociedade maranhense. Será uma Câmara ampla para podermos ouvir e entender as necessidades de todas as áreas”, resumiu Santos.

O secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Maranhão (SBPC-MA), Antônio José Silva Oliveira, conta que os cientistas do Estado, e a própria SBPC-MA, vinham pleiteando a implantação da CA desde a recriação da Fapema no começo dos anos 2000, por trazer transparência e dar direcionamento para áreas estratégicas à Fundação. “Essa notícia deve ser comemorada. Já indicamos dois nomes, mas ficaremos atentos para que ela seja de fato colocada em ação”, disse.

A primeira reunião da CA, cuja data exata ainda será marcada, deverá ocorrer antes do Dia Nacional da Ciência, em 8 de julho de 2021.

Jornal da Ciência