ASSISTA ÀS ATIVIDADES: Conferências, Mesas-redondas e Painéis | Sessão de Pôsteres | SBPC Cultural | SBPC Jovem e Família
CONSULTE AS PROGRAMAÇÕES: Conferências, Mesas-redondas e Painéis | Sessão de Pôsteres | SBPC Cultural | SBPC Jovem e Família
O segundo dia de programação científica da 73ª Reunião Anual da SBPC, 20 de julho, conta com uma programação diversificada. O dia também contará com sessões promovidas por sociedades científicas, dentre elas, a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal da entidade no YouTube.
A SBPC realiza três mesas-redondas das 9h às 11h. Intitulada “Direitos das mulheres no Brasil: onde estamos e para onde vamos”, será coordenada por Rute Maria Gonçalves de Andrade, conselheira da SBPC e pesquisadora da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM). As palestrantes são Rosângela Aparecida Talib, do movimento Católicas pelo Direito de Decidir, Jefferson Drezett Ferreira, professor do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Tamara Kotzarew, do Centro de Salud y Acción Comunitária | Hospital J M Penna – Argentina.
A mesa-redonda “Vacinas brasileiras”, coordenada por Lucile Maria Floeter-Winter, diretora da SBPC, contará com a participação de Jorge Elias Kalil Filho, professor titular de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), diretor deste serviço no Hospital das Clínicas (HC) de SP e diretor do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (InCor), Ricardo Tostes Gazzinelli, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Luciana J. Costa, professora associado do Departamento de Virologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A terceira mesa “Ciência, Liberdade e Democracia” será promovida pela SBPC em parceria com o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo. Participam da atividade, pelo lado alemão, Michael Quante, pró-reitor de internacionalização e professor de filosofia da Universidade de Münster (WWU), e Rudolf Stichweh, diretor do Departamento de Pesquisa Comparativa sobre Democracias da Universidade de Bonn e diretor do Fórum Ciência Internacional. Pelo lado brasileiro, Maria Filomena Gregori, professora da Unicamp e coordenadora do Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade da SBPC, e Otávio Guilherme Cardoso Alves Velho, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Congregação do Museu Nacional, bem como presidente de honra da SBPC, completam a mesa para este debate. A atividade será transmitida pelo YouTube do DWIH São Paulo.
A SBPC também realiza dois painéis, das 9h às 11h. Coordenado por Ignácio Delgado, professor titular aposentado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o painel “Desindustrialização no Brasil”, contará com a participação de Helena Maria Martins Lastres, pesquisadora sênior na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Renato Fonseca, superintendente de economia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Pedro Linhares Rossi, professor doutor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Clemente Ganz Lúcio, do Fórum das Centrais Sindicais.
O segundo painel intitulado “Proantar: ciência brasileira na Antártica para o mundo”, terá como coordenador Carlos Frederico Martins Menck, professor titular da USP. A atividade contar entre os palestrantes Paulo EAS Câmara, professor associado no Departamento de Botânica da Universidade de Brasília (UnB), Alm. Antonio Cesar de Rocha Martins, da Marinha do Brasil, Maria Beatriz B. de Barros Barreto, professora associada I da UFRJ, Maria Virginia Petry, professora titular e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e Jefferson Cardia Simões, professor titular de Glaciologia e Geografia Polar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS0.
Das 15h às 16h, a SBPC realiza com a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) a conferência “Um mundo cada vez menor: a criação do nanoscópio“ que será proferida por Ado Jorio de Vasconcelos, professor titular no Departamento de Física da UFMG. A atividade será apresentada por Thiago de Lourenço e Vasconcelos, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A transmissão será pelo canal da SBM no YouTube.
Às 16h30, a SBPC realiza duas conferências. Intitulada “A obra de Paulo Freire”, proferida por José Eustáquio Romão, diretor fundador do Instituto Paulo Freire do Brasil, e apresentado por Maria do Carmo Figueiredo Soares, da professora Associada IV da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e secretária regional da SBPC-PE. A conferência “Covid-19 e os desafios do complexo econômico-industrial da saúde no Brasil”, será proferida por Carlos Augusto Grabois Gadelha, professor e pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (DAPS/ENSP/Fiocruz). A atividade será de Renato Sérgio Balão Cordeiro, da pesquisador emérito da Fiocruz.
A terceira intitulada “Nem sempre se vê mágica no absurdo: engenharia e ciência de dados em um estudo de caso em mineração de opiniões”, contará como conferencista Altigran Soares da Silva, professor titular do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam). A atividade será apresentada por Claudia Linhares Sales, diretora da SBPC.
Na sessão de bate-papo, que acontece das 20h às 21h, a palestra “A democracia no Brasil e as visões dos brasileiros”, será proferida por Leonardo Avritzer, professor titular da UFMG. Renato Janine Ribeiro, professor titular da Universidade de São Paulo e presidente eleito da SBPC, e Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física e do programa de pós-graduação em história das ciências da UFRJ e atual presidente da SBPC, serão os comentaristas.
O dia será encerrado com a apresentação da banda juiz-forana Muamba, com um vídeo do show especial apresentado em 2020 no projeto Musicamamm, do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), um dos equipamentos culturais da Procult/UFJF. Com mais de 25 anos de carreira, a banda se distingue por sua sonoridade única, que mescla estilos diversos como reggae, pop, rock e ska. No final dos anos 1990, Muamba emplacou o hit Pega Leve, de seu primeiro CD, no seriado Malhação da TV Globo. Em 2018, interpretou a primeira versão autorizada por Roberto Carlos da canção Lady Laura.Atualmente a banda é formada pelo vocalista Eminho e os músicos Xerem (guitarra), Grillo (baixo) e Lucas (bateria).
Todas as informações estão disponíveis no site do evento: http://www.ra.sbpcnet.org.br/73ra.
Jornal da Ciência