Cerimônia aconteceu em evento de Cirurgia Experimental em São Paulo
Em reconhecimento ao trabalho que desenvolve em prol da ciência brasileira, a presidente da Sociedade Brasileira para o Progreso da Ciência (SBPC), Helena Nader, recebeu na noite da última sexta-feira (19/09), uma homenagem da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (Sobradpec).
A cerimônia ocorreu durante o XIV Congresso Internacional de Cirurgia Experimental, realizado pela Sobradpec, nos dias 18 a 20 de setembro, no Hotel Pestana, em São Paulo. Paralelamente a esse evento, foi realizado também o I Fórum de Pesquisa em Cirurgia Translacional – realizado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Receberam também a homenagem personalidades como o presidente da Capes, Jorge Guimarães; e o presidente fundador da Sobradpec, Saul Goldenberg (85 anos), que é professor titular da disciplina Técnica Operatória e Cirurgia Experimental da Unifesp.
Os homenageados receberam uma escultura com peças de cristal, que no italiano carrega o significado de “cuidar”. Cada parte da escultura tem um simbolismo: a cor verde, por exemplo, significa, “cura”, enquanto o cristal translúcido está multifacetado à excelência que representa cuidar com nobreza, segundo a organizadora do evento, Lydia Masako Ferreira, especialista em cirurgia plástica e chefe do Departamento de Cirurgia da Unifesp.
“É por essa razão que os homenageados foram escolhidos com muito cuidado e carinho”, disse Lydia. A homenagem, segundo ela, é concedida a ícones que tenham aberto caminhos para a ciência brasileira.
Defendendo valores
Surpreendida com a homenagem, a presidente da SBPC, Helena Nader, agradeceu a homenagem. “Tenho uma vida dedicada à ciência e à educação. E sempre participo e colaboro. Mas não esperava por essa homenagem”, declarou Helena, tomada pela emoção.
Antes da homenagem, Saul Goldenberg, lembrando ter sido colega de congregação de Helena, fez questão de destacar algumas características da cientista. “Muito batalhadora e às vezes até agressiva”, brincou.
Após receber a homenagem, por sua vez, Helena saudou o colega de congregação e lembrou que sempre lutou por valores e não por reconhecimento.
Por sua vez, Jorge Guimarães foi reconhecido pela atuação no fomento em recursos humanos à frente da Capes por mais de uma década. Antes da homenagem, Helena destacou que Guimarães promoveu uma revolução na pós-graduação executando uma política de estado, idealizada para toda a área de ciência, tecnologia e inovação.
Já Goldenberg, além da escultura, recebeu também homenagem especial de colegas por ter realizado o I Fórum de Pesquisa em Cirurgia Translacional, além de sua marcante atuação na área de pesquisa científica.
Embora a concretização do I Fórum tenha sido um sonho para Goldenberg, ele enfatiza: “Nunca estou realizado e nem me sinto realizado. Quero continuar”, disse.
(Viviane Monteiro/Jornal da Ciência)