Pela preservação de nossa cultura

A SBPC se solidariza com os criadores e apreciadores do audiovisual e com todos os que fazem a cultura brasileira, na cobrança de medidas práticas e imediatas para salvar o que ainda temos de patrimônio cultural e histórico

Leia a nota na íntegra:

PELA PRESERVAÇÃO DE NOSSA CULTURA

O incêndio que consumiu parte substancial do acervo da Cinemateca Brasileira é mais uma prova de descaso com o patrimônio inestimável do povo brasileiro, no caso, filmes e documentos que agora estão perdidos para sempre. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC manifesta sua perplexidade e indignação com o fato de que, embora alertada pelos trabalhadores da Cinemateca e pelo Ministério Público Federal, a Secretaria Nacional de Cultura nada fez para impedir essa tragédia anunciada. A Cinemateca Brasileira foi obra de gerações, destacando-se o protagonismo do saudoso Paulo Emilio Salles Gomes, e chegou a ser considerada a terceira melhor do mundo em seu gênero.

É altamente simbólico que parte de nossa produção cinematográfica queime na mesma época em que se reabre o Museu da Língua Portuguesa, devastado também pelo fogo anos atrás, e enquanto o Museu Nacional, igualmente destruído pelas chamas e pela falta de manutenção, permanece sem data prevista de reabertura. Por estas razões, a SBPC se solidariza com os criadores e apreciadores do audiovisual e com todos os que fazem a cultura brasileira, na cobrança de medidas práticas e imediatas para salvar o que ainda temos de patrimônio cultural e histórico.

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

São Paulo, 30 de julho de 2021