A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi aberta oficialmente ontem (14/10) em Brasília. O evento, que está em sua 11ª edição, busca popularizar a ciência e mostrar sua importância no desenvolvimento do Brasil, além de incentivar a atitude científica e a inovação. A semana é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com outros órgãos e empresas. O ministério estima que mais de mil municípios de todo o país desenvolvam cerca de 35 mil atividades até domingo (21/10), quando termina o evento.
Participaram da abertura o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Clélio Campolina Diniz, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, o secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Glauco Rojas Ivo, representando o governador do DF, a embaixadora da União Européia, Ana Paula Zacarias, representando a comunidade diplomática dos países amigos sediados no Brasil, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha do Brasil, Almirante Sérgio Roberto Fernandes dos Santos, o secretário Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Oswaldo Batista Duarte Filho, a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, representando a comunidade científica nacional.
Durante o evento, o secretário Oswaldo Batista Duarte Filho ressaltou a importância da Semana Nacional de C&T, dizendo que há mais de 100 expositores, cerca de 300 escolas que visitarão o Pavilhão e mais de 1300 atividades sendo desenvolvidas no DF nesta semana. Informou sobre dois novos editais que serão lançados pelo MCTI, o primeiro é para a realização de feiras de ciência no âmbito nacional, estaduais e municipais, e o segundo edital é do MCTI em conjunto com o MEC para apoiar a realização de uma Olimpíada do Conhecimento de âmbito nacional.
Em seguida, Camila Monteiro, do Instituto Tim e o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, informaram sobre o lançamento do novo edital de apoio à divulgação científica.
A presidente da SPBC, Helena Nader, destacou que a Semana é fundamental para demonstrar a importância da ciência para a sociedade. “A ciência está presente no nosso dia a dia, é responsável pelos avanços, inclusive, da condição social. Se não tivesse ciência, não teríamos saneamento, água potável, telecomunicações”, explicou.
O ministro do Trabalho e Emprego, Manuel Dias, disse que a ciência e tecnologia é fundamental para aperfeiçoar a segurança do trabalho e a saúde dos trabalhadores. A meta hoje é melhorar o emprego e qualificar os trabalhadores por meio do acesso ao conhecimento e às novas tecnologias.
Homenagens
Durante a solenidade, foram homenageados os premiados na Feira Internacional INTEL ISEF de Los Angeles, considerada a maior feira de ciência e engenharia do mundo, destinada a jovens pré-universitários de 70 países. Os premiados foram: Gabriel Motta, Raíssa Muller, Bárbara Federhen e Salvador Alvarado.
Também foram homenageados os jovens cientistas que ganharam medalhas individuais e conquistaram, como equipe, a medalha de prata, na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, que ocorreu na Romênia em agosto deste ano, e teve a participação de 42 países. Os premiados foram: Allan dos Santos, Daniel Charles Gomes, Daniel Mitsutani e Felipe Coimbra.
Ao finalizar a solenidade, o ministro Campolina, disse que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece desde 2004 em todo o território nacional, e que a expectativa para este ano é que mais de mil municípios brasileiros promovam cerca de 35.000 atividades de divulgação da ciência até o próximo domingo. Reforça que o tema deste ano pretendeu abordar a importância da ciência e tecnologia na contribuição da redução das desigualdades regionais, na redução das desigualdades sociais, na promoção da sustentabilidade. Disse que no próximo ano, 2015, o tema da Semana Nacional será Luz: Ciência e Vida.
(Beatriz Bulhões, para o Jornal da Ciência)