A Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) está organizando uma série de atos em protesto contra os cortes do orçamento da Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I). A mobilização tem o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e entidades acadêmicas e científicas.
O objetivo da mobilização é pressionar o governo e os parlamentares pela recomposição do orçamento da CT&I. O Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) é hoje a principal fonte de financiamento da pesquisa científica no país e o corte e contingenciamento de suas verbas prejudicam principalmente o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que perdeu mais de R$ 600 milhões de seu orçamento. As entidades também solicitam a liberação dos R$ 2,7 bilhões que ainda restam do FNDCT no ano em curso.
Veja as atividades programadas:
10h: Haverá um tuitaço com a hashtag #SOSCiência.
14h: Haverá também o ato virtual “Quanto vale a Ciência?“, com transmissão pelo canal da ANPG no YouTube, para trazer parlamentares e representantes de outras entidades acadêmicas e científicas. Assista aqui.
A SBPC, por meio de sua Diretoria, Conselho e Secretarias Regionais, também vão realizar uma série de atividades que vão mostrar como a ciência melhora a vida das pessoas, além de abordar temas relacionados à saúde, à cultura, ao meio ambiente, à exclusão e inclusão social e à democracia. Veja aqui as atividades da SBPC.
A ANPG definiu o programa de mobilização marcada para o dia 26 de outubro com um misto de atividades presenciais e virtuais. Confira aqui os locais e horários dos encontros presenciais já fixados.
Flávia Calé, presidente da ANPG, disse que a intenção é que os protestos pressionem os deputados e senadores a recompor o orçamento. “Nossa expectativa é reverter os cortes via parlamento”, afirmou.
O presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, afirma que “as entidades estão mobilizadas, na boa luta, pelo futuro do Brasil”.
A mobilização dará continuidade aos eventos do último dia 15 – quando, em menos de uma semana, a SBPC e as entidades parceiras conseguiram programar e realizar mais de 30 atividades, com dezenas de palestrantes, mostrando aos mais diversos públicos a importância da ciência e do conhecimento rigoroso para o desenvolvimento econômico e social – em suma, para o futuro do Brasil.
A SBPC convida seus sócios, sociedades afiliadas, Secretarias Regionais, entidades parceiras e toda a sociedade a participarem dessa mobilização em defesa da ciência. Mais informações sobre a programação serão divulgadas no Jornal da Ciência e nas redes sociais.
Jornal da Ciência