Corte de verbas na ciência prejudica o desenvolvimento do País, afirma Sônia Báo

Em entrevista ao CB. Poder, programa realizado em parceria com o Correio Braziliense e a TV Brasília, a professora da UnB e secretária regional da SBPC no DF falou sobre vários temas, dentre eles, a luta da entidade em defesa da CT&, a importância da ciência e a volta às aulas nas universidades

sonia-sbpc-df

A professora da Universidade de Brasília (UnB) e secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Distrito Federal (SBPC-DF), Sônia Báo, foi a entrevistada do CB. Poder, programa realizado pelo Correio Braziliense em parceria com a TV Brasília, com apresentação de Carlos Alexandre de Souza. Ela falou sobre a luta da SBPC em defesa da ciência, tecnologia e inovação, da realização da 74ª Reunião Anual da entidade e sobre a importância da volta às aulas.

Entre os assuntos abordados, a secretária regional falou sobre a importância da ciência para a pandemia e lamentou os cortes realizados pelo governo recentemente para a área. “A ciência mostrou sua importância nessa pandemia, mas paralelamente, vemos cortes grandes no ecossistema que sustenta a ciência, a tecnologia e a inovação no Brasil. Os cortes do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico) foram surpreendentes. A comunidade acadêmica e científica não esperava estes cortes. Estava tudo articulado que haveria recursos para os editais do CNPq, para a manutenção das bolsas para garantir que esse ecossistema continuasse fazendo pesquisa, formando gente. E é o que nós precisamos para desenvolver o país. Não tenho dúvida que o desenvolvimento econômico e social depende de dois pilares: da educação e do desenvolvimento científico “.

Veja aqui a entrevista na íntegra: CB. Poder/Correio Braziliense

Jornal da Ciência