Com o objetivo de comemorar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, evento instituído pela Unesco e celebrado anualmente no dia 11 de fevereiro, a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), premiou as vencedoras da 3ª edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher.
O prêmio acontece de forma anual e intercala entre duas categorias: Mulheres Cientistas e Meninas na Ciência. Neste ano o prêmio de R$ 10 mil foi dado à primeira categoria.
VENCEDORAS
Das indicadas, 11 foram na área de humanidades, 11 na área de biológicas e saúde e 13 de engenharias, exatas e ciência da Terra.
Na área de humanidades a professora titular emérita da UFMG (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais), Nilma Lino Gomes, foi a vencedora.
Já na área de biológicas a professora titular do Instituto de Medicina Social da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Gulnar Azevedo e Silva foi a vencedora.
E a terceira ganhadora, na área de engenharia, exatas e ciências da Terra foi Beatriz Leonor Silveira Barbuy, professora titular do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas), da USP (Universidade de São Paulo).