O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, participou do programa Espaço Cidadão, da Band Nordeste. No programa, ele discutiu a atuação da entidade, a situação da ciência no País e a falta de perspectiva para os jovens.
Ao falar sobre a SBPC, Janine Ribeiro disse que a entidade atua como um braço político, não partidário, em prol da ciência no Brasil. “Cada sociedade científica, por exemplo, defende sua própria área, mas a SBPC reúne todos esses esforços para defender a comunidade científica como um todo junto aos poderes públicos”, explica. “Essa política é a defesa da ciência, o que envolve também a defesa da tecnologia, da educação, da saúde, do meio ambiente, da cultura e da inclusão social e esses pontos se convergem”, afirma. Janine Ribeiro ressalta que atualmente é preciso defender esses pontos contra os cortes de orçamentos, muitas vezes brutais.
Segundo o presidente da SBPC, a falta de investimento em pesquisa intensifica a “fuga de cérebros”, ou seja, a imigração de brasileiros com alto nível educacional. “Historicamente temos pouca ‘evasão de pessoas’, se comparado com a Argentina e com a Índia, nosso parceiro dos Brics (grupo de países emergentes). E agora, as pessoas não estão sequer conseguindo emprego. Por isso estão partindo”, comenta.
Veja a entrevista na íntegra: Programa Espaço Cidadão/Band Nordeste
Jornal da Ciência