Regina Pekelmann Markus, diretora da SBPC na gestão 2013-2015
Realizar uma reunião anual envolvendo tantas atividades diversas tem sido, ao longo dos anos, a marca registrada e o grande evento da SBPC. Este ano, pela primeira vez na cidade de São Carlos, centro de ciência e inovação no Estado de São Paulo, foram unidas as forças da ciência e tecnologia com as atividades de divulgação e disseminação do conhecimento.
Se por um lado tivemos a presença de muitas autoridades e dirigentes nacionais, por outro, também fomos prestigiados pela população são-carlense. Nominar todas as autoridades sempre implicaria em esquecimento, algumas estavam na SBPC pela primeira vez, e outros, hoje autoridades, há muito participam e fazem parte da organização.
Do lado da população, crianças com pais e avós aproveitavam do entusiasmo da SBPC Jovem e da vibração especial da Expotec. Poder entender um pouco da cultura indígena, de ontem e de hoje – e de suas atividades como brasileiros atuantes e estudantes universitários de destaque, foi possível na SBPC-Indígena. No último dia, como dizendo “aproveitem mais um pouco”, tivemos o Dia da Família na Ciência, uma magnífica invenção de nossa presidente.
Metaforicamente, entre o mundo das autoridades constituídas e a população, havia, na reunião da SBPC, cerca de 5000 cientistas, sêniores e juniores, mestres e alunos fazendo com a que roda do conhecimento pudesse ser apreciada na SBPC-Inovação, primeira vez realizada, nesta 67a edição da Reunião Anual da SBPC, na UFSCar.
Um destaque especial tem que ser dado à sessão de pôsteres, em que jovens cientistas de todas as Universidades e Institutos de Pesquisa do Brasil foram recebidos pela Universidade Federal de São Carlos, que participou de forma ativa na montagem das sessões e na avaliação dos trabalhos.
Este ano, mais de 90% dos pôsteres foram visitados e avaliados. Secretários regionais, conselheiros, palestrantes da SBPC e professores da UFSCar, USP-São Carlos e EMBRAPA trabalharam ativamente.
Um olhar, um sorriso e um muito obrigada – a cada um e a todos em conjunto que participaram deste evento maravilhoso que permitiu que esta fosse uma Reunião Anual diferente de todas as outras e que deixou uma marca importante ligada à cidade e à Universidade sede – a marca da inovação, a marca de CIÊNCIA NA FRONTEIRA, a marca do conhecimento inovador, que é transferido em forma de produto para a sociedade brasileira.
Ao mesmo tempo, esta reunião se une a todas as outras 66 anteriores, porque, apesar de ser diferente, faz parte de um todo, de uma sequência, de uma corrente que vem impulsionando o Brasil.
Levando este espírito inovador para o futuro, estamos todos ansiosos por Porto Seguro, em 2016. Nestas terras baianas aonde chegaram os europeus, onde culturas, hábitos e povos se unem e amalgamam, dando uma nova liga, um novo homem, onde está sendo criada uma Universidade Inovadora que receberá a 68a Reunião Anual da SBPC. Até 2016.
(Regina Pekelmann Markus)