O cientista faleceu na noite passada em Águas de Lindóia (SP), onde participava do 47ª Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lamenta a morte do médico Ronaldo Albuquerque Ribeiro, que faleceu na noite passada em decorrência de um enfarte do miocárdio. Ele estava em Águas de Lindóia (SP) participando do 47ª Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental. O corpo segue esta noite para Fortaleza.
Ele possuía graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1980), especialização em Hematologia e Hemoterapia pela Universidade Federal do Ceará (1986), treinamento em Oncologia Clínica no Instituto do Câncer do Ceará e Hospital Batista Memorial (1981-1983), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1987) e doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (1991). Ele também era professor titular de Farmacologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da UFC e professor e médico Oncologista Clínico do Hospital Haroldo Juaçaba do Instituto do Câncer do Ceará. Como área de atuação de pesquisa, ele tinha experiência em Farmacologia do Câncer e do Processo Inflamatório, com ênfase na patogênese das lesões teciduais induzidas pela quimioterapia e radioterapia do câncer.
SBPC