Senado faz sessão em homenagem ao bicentenário de Fritz Müller

Sessão será realizada nesta quinta-feira (31), às 10h, e contará com a participação de Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC. Atividade será transmitida pela TV Senado

O bicentenário do cientista, botânico e professor de matemática, Fritz Müller, será comemorado em sessão especial do Senado Federal, nesta quinta-feira (31), data de seu aniversário. A homenagem ao primeiro cientista a apresentar modelos matemáticos para explicar a seleção natural e fornecer provas conclusivas da teoria de Charles Darwin está prevista para começar às 10h, será realizada de forma semipresencial e terá transmissão pela TV Senado.

A cerimônia deverá ser presidida pelo senador Esperidião Amin (PP/SC), autor do requerimento para a realização da sessão solene. O evento também deve contar com a presença da deputada Angela Amin (PP/SC) e do deputado Rodrigo Coelho (PODE/SC), patronos da exposição “Fritz Müller 200 Anos”, que ocorrerá no corredor do Anexo I da Câmara dos Deputados entre os dias 4 de abril e 2 de maio. A exposição é uma realização da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC em parceria com o grupo Desterro Fritz Muller / Charles Darwin/200anos. A professora Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, também comporá a mesa de abertura da sessão especial em homenagem ao botânico.

Johann Friedrich Theodor Müller, popularmente conhecido como Fritz Müller, nasceu na Alemanha em março de 1822 onde se formou em matemática, história natural e filosofia. Em 1852, veio para o Brasil, descontente com a Revolução de 1848 que acontecia na Alemanha.

No Brasil, Fritz Müller e sua família se estabeleceram na Colônia Blumenau, em Santa Catarina. Lá ele manteve seus estudos e se aprofundou nos trabalhos de Darwin, enriquecendo a teoria da evolução das espécies por seleção natural com provas matemáticas. Müller publicou várias obras naturalísticas, que contribuíram e projetaram o Brasil no cenário da ciência europeia. O botânico faleceu em 21 de maio de 1897, aos 75 anos, na casa de sua filha em Blumenau.

Na justificativa do requerimento para a sessão solene, o senador Esperidião Amin defendeu “o impressionante trabalho de Müller”.

“Chamado por Darwin de Príncipe dos Observadores, Müller contribuiu para o desenvolvimento científico de nosso país. Por essas razões, requeiro a realização de sessão especial em homenagem a esse importante médico naturalista e professor”.

Serviço:

Sessão em homenagem ao bicentenário de Fritz Müller
Data
: 31 de março
Horário: 10h
Transmissão: TV Senado (youtube.com/TVSenado)

Jornal da Ciência, com informações da Agência Senado