O Ano de 2022 (julho)-2023(julho) foi escolhido pela Unesco como o ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA BÁSICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (AICBDS/IYBSSD). Certamente, esse é um tema de grande relevância e que nos oferece a oportunidade de discutirmos a importância da ciência básica como pilar na construção dos conhecimentos e para a aplicação da ciência, com destaque para aquelas associadas ao desenvolvimento sustentável. Também nos abre a possibilidade de promovermos atividades junto à sociedade e escolas em torno desses temas.
Estão sendo organizadas inúmeras iniciativas em todos os países que serão registradas no sítio da Unesco (https://www.iybssd2022.org) para que todos possam acessar essas atividades globais. A ideia é fazermos um movimento planetário de apoio à ciência básica!
A abertura oficial do AICBDS será no dia 8 de julho de 2022, na sede da Unesco, em Paris. O Brasil estará representado pela pesquisadora Mercedes Bustamante, a convite dos organizadores.
No Brasil, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) se aliaram para divulgar e promover o AICBDS e estimular que as sociedades científicas organizem mesas redondas, workshops, seminários, simpósios, atividades de divulgação da ciência etc, que promovam a ciência básica para o desenvolvimento sustentável.
A conselheira da SBPC, Débora Foguel, e os vice-presidentes da SBPC, Fernanda Sobral e Paulo Artaxo, estão representando essas entidades junto ao Comitê Internacional da Unesco e coordenando as ações no país.
Os eventos inscritos, a serem aprovados para receberem o selo AICBDS, pressupõem ações de inclusão (gênero/etnias/LGBTQIA+) na ciência; o fortalecimento da educação em ciências e da curiosidade; discussões sobre o financiamento da ciência básica; ciência aberta e comunicação da ciência para a sociedade. A interdisciplinaridade é recomendada na organização dos eventos.
Dessa forma, convidamos a todos a submeterem suas propostas no site da ABC (https://www.abc.org.br/2022/05/25/ano-internacional-da-ciencia-basica/) ou da SBPC (http://portal.sbpcnet.org.br/ano-internacional-das-ciencias-basicas/). As atividades têm que ter um membro da ABC e/ou uma sociedade científica, membro da SBPC, envolvido.
Haverá avaliação das iniciativas propostas por um comitê ABC/SBPC criado para esse fim. Uma vez aprovado, a iniciativa receberá um selo do AICBDS, sendo cadastrado no sítio da Unesco também.
Infelizmente, não dispomos de recursos para a promoção dessas iniciativas.
Contamos com a participação de vocês!
Cordialmente,
Comitê ABC/SBPC
Jornal da Ciência